Carregando, por favor aguarde
Newsletter
Assunto

Peixes

Vinitank®: por que escolhê-lo para sua criação de peixes?

Vinitank® da Sansuy

Se você tem uma criação de peixes ou trabalha com outras formas de produção de organismos aquáticos, deve saber que uma das decisões mais importantes desse negócio é a seleção do local para desenvolver a atividade. Nesse momento, é preciso procurar por uma opção de qualidade, com preços competitivos e de uma empresa confiável, como o vinitank®.

Esse é um modelo de tanque pré-moldado e suspenso, ideal para a criação de organismos aquáticos, algas, microrganismos ou para ser usado como reservatório de água. Sua produção é feita exclusivamente pela Sansuy, empresa especializada na indústria de transformação do plástico, o que garante segurança em sua escolha.

Além disso, o modelo apresenta diversos benefícios, como facilidade de instalação e montagem, redução nas perdas de água, facilidade de separação de sólidos, minimização de perdas de ração, manutenção da qualidade da água, aumento da segurança na produção de organismos aquáticos e baixo impacto ambiental. Tudo isso resulta em um negócio mais competitivo e melhores possibilidades para seu crescimento no mercado.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre o vinitank®, esclarecendo algumas dúvidas que, porventura, você tenha sobre essa opção e mostrando como ele é uma ótima escolha para o seu negócio de produção de organismos aquáticos. Acompanhe!

A importância do tanque para a piscicultura

Inicialmente, é preciso entender que o termo tanque faz referência à unidade de produção de organismos aquáticos, ou seja, o seu local de criação. Existem diferentes formas de fazê-lo, seja em represas, lagos, barragens, viveiros naturais escavados, lagos artificiais, tanques de rede ou tanques comuns.

A escolha desse aparato é importante para determinar a qualidade da criação, eficiência do negócio e processo de trabalho. Ambientes desenhados e projetados — como o vinitank® — são construídos com padrões que favorecem a expressão genética da linhagem dos organismos aquáticos, e também são eficientes no uso da água e ocupação do espaço disponível.

Dessa forma, dependendo da escolha feita, seu negócio pode ter mais ou menos qualidade em suas produções, eficiência e, consequentemente, competitividade no mercado.

Os tipos e principais características dos vinitank®

Todos os tanques da marca são suspensos, compostos por um bolsão de laminado de PVC flexível, reforçado com tecido fabricado com fios de poliéster de alta tenacidade e estrutura projetada para estabilização desse conjunto, quando preenchido por um fluido qualquer. Atualmente, a Sansuy produz diversos modelos de vinitank®, descritos a seguir.

vinitank®

Esse é um reservatório circular, com estrutura em perfis tubulares de aço-carbono galvanizados a fogo. Ele é vendido em diferentes alturas, diâmetros e capacidades, permitindo que o tanque se adeque às necessidades de cada negócio.

Vinitank da Sansuy
Clique aqui e conheça o Vinitank da Sansuy!

vinitank® xp

Esse modelo é um reservatório circular, com estrutura em tela de fios de arame de aço-carbono soldados e galvanizados a fogo. Ele também apresenta diversas opções de personalização para os clientes.

Clique aqui e conheça o Vinitank!

vinitank® AP

O vinitank® AP é um reservatório circular autoportante, estável e sem estrutura. Os clientes podem fazer sua aquisição em diferentes tamanhos, diâmetros e capacidades.

vinitank® rt

Esse modelo de reservatório pode ser encontrado no formato retangular, octogonal ou quadrado, com estrutura em perfis tubulares de aço-carbono galvanizados a fogo. Assim como os demais, esse tanque também pode ser comprado conforme as necessidades do cliente.

Vinitank rt
Vinitank rt!

vinitank® rtr

Por fim, esse reservatório pode ser adquirido no formato retangular, octogonal ou quadrado, com estrutura em perfis reforçados de aço-carbono galvanizados a fogo. Ele segue as mesmas comodidades dos demais tanques apresentados.

Vinitank rtr!
Vinitank rtr!

Os tipos de cultivo de pescado para os quais o vinitank® é indicado

Como falamos, o vinitank® é indicado para qualquer tipo de produção de organismos aquáticos, sejam eles peixes, crustáceos, moluscos, répteis, algas ou microrganismos. Dessa forma, podem ser utilizados em diversas aplicações e negócios de aquicultura. Confira os mais comuns!

Reservatório de água

Os tanques podem ser usados como reservatórios de água bruta, de chuva e também para água de reuso. A empresa oferece o modelo em diferentes tamanhos e formatos para melhor atender às necessidades de cada negócio.

Produção de organismos aquáticos

O vinitank® também pode ser usado para a produção de organismos aquáticos, como algas unicelulares usadas na indústria farmacêutica, produção de biodiesel e para alimentação animal e humana, macroalgas e microrganismos para alimentação de fases larvais de diversas espécies — peixes, camarões, lagostas, ostras etc.

Produção de microrganismos

Outra forma como esse modelo de tanque pode ser usado é para a produção de microrganismos destinados à biorremediação, como a recuperação de solos exauridos pelo uso intenso, usados na formação do adubo orgânico conhecido como bokashi.

Adubos biológicos e biofertilizantes também podem ser armazenados no vinitank®, garantindo mais segurança e qualidade para esses produtos.

Reproduções diversas

A reprodução de peixes de água doce e de água salgada, lagostas, lagostins, camarão de água doce e marinhos, pepino do mar e ostras também são feitas no tanque da Sansuy.

Larvicultura

Outro uso comum do vinitank® é para a larvicultura de peixes de água doce e do mar, pepino do mar, lagostim, camarões de água doce e marinhos, ostras, lagostas e caranguejos.

Unidade de tratamento

Unidades de tratamento podem ser feitas com o tanque vinitank®. Eles atendem animais aquáticos de água doce e do mar, bem como pinguins, sirênios e cetáceos. Unidades de quarentena também podem ser feitas nesse ambiente.

Engorda, depuração e terminação

Os processos de engorda, depuração e terminação de espécies de peixes de água doce e marinhos, ostras, alevinos e pepinos do mar também podem ser realizados em tanques da Sansuy.

​Fica evidente que o uso do tanque vinitank® é muito versátil, se adaptando e atendendo às necessidades dos mais variados processos e atividades realizadas no negócio da aquicultura.

O processo de instalação e manutenção do tanque

O processo de instalação de um vinitank® é realizado em apenas três etapas. Inicialmente, é necessário fazer uma preparação simples e rápida do terreno, por meio do nivelamento do piso, compactação do solo e remoção de pedras e objetos pontudos do local onde o tanque será instalado.​

Em seguida, é realizada a escavação da valeta para instalação da tubulação de escoamento e seu preenchimento, logo em seguida. Nesse momento também é instalada a luva, já soldada no bolsão de vinilona®, diretamente no joelho da tubulação do dispositivo de escoamento — a vedação é garantida pelo anel de borracha.

Com os passos anteriores já executados, é o momento de abrir o bolsão do tanque e armar a estrutura de sustentação.

Por fim, a manutenção do tanque também é simples e fácil de ser feita. O bolsão pode ser desconectado facilmente da tubulação de escoamento, uma vez que a vedação é feita por um anel de borracha e as peças não são soldadas.​

A escolha do vinitank® ideal para o projeto de piscicultura

Por fim, ao buscar por um modelo de vinitank® para o seu negócio, é importante levar em consideração fatores como: espaço disponível, disponibilidade de água do local, cor interna desejada, objetivo de uso e capacidade necessária para atender às demandas do negócio.​

Fica evidente que o uso do vinitank® para a criação de peixes e outros organismos aquáticos é uma ótima opção para quem procura um negócio de qualidade, seguro e com potencial de crescimento. Se esse é o seu caso, acesse o e-commerce da Sansuy e encontre o modelo que melhor atende suas necessidades!