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Tudo o que você precisa saber sobre agência de comunicação e como é a demanda das gráficas nesse processo

Transmitir a mensagem certa é essencial para consolidar a imagem do empreendimento e conquistar resultados melhores. Então, se quiser crescer, o negócio tem que ter uma boa estratégia de comunicação. Para tanto, é recomendado que o estabelecimento tenha o apoio de uma agência de comunicação.

Esse tipo de empresa tem uma atuação especializada e que atende às principais necessidades das marcas de todos os tamanhos. Ao longo do tempo, passou por grandes transformações e, hoje, surge em vários estilos. Assim, pode atender a exigências específicas e gerar impactos melhores.

Para ajudar você a se aprofundar no assunto, separamos diversas informações sobre ele, explicando tudo o que você precisa saber. Então, mergulhe no universo da agência de comunicação e entenda como tudo acontece e como sua gráfica/birô pode fazer parte desse universo. Acompanhe e confira!

O que é uma agência de comunicação?

A comunicação empresarial é parte do processo que leva um empreendimento ao êxito. É por meio da troca de informações e da criação de campanhas que é possível conquistar um desempenho ampliado.

Do ponto de vista interno, o processo é essencial para definir metas e objetivos, bem como para transmitir a cultura organizacional. Graças a ela, há um total alinhamento quanto às expectativas da gestão.

De modo externo, é comum que surja na forma de publicidade, propaganda ou marketing. A criação de anúncios, promoções e peças de divulgação compõem a comunicação externa.

Embora isso possa ser feito pelo time de dentro da empresa, o melhor é contar com profissionais especializados. É exatamente nesse sentido que surge a agência de comunicação.

Também conhecida como agência de publicidade ou de propaganda, ela tem o objetivo de definir como a empresa fala com o público interno e/ou externo. Os profissionais são especializados em áreas como comunicação social, marketing e publicidade e propaganda. Assim, conseguem oferecer soluções específicas e que agregam valor.

Como ela funciona?

Uma das principais características de uma agência de comunicação é que ela age de maneira personalizada. Para ser realmente efetiva, ela precisa atender as necessidades, problemas e interesses específicos. Então, uma boa escolha oferece uma atuação que é exclusiva para o negócio, em vez de trazer uma receita pronta.

Como cada caso é diferente, as soluções apresentadas variam. No entanto, o procedimento passa por etapas muito semelhantes, as quais levam à conquista dos efeitos esperados. Na sequência, descubra como todo o processo funciona.

Planejamento

Assim que a agência de comunicação é contratada, ocorre uma reunião entre o cliente e o time designado. É nesse momento em que são levantados os principais desafios, dificuldades, dúvidas e problemas do negócio. Os profissionais fazem um diagnóstico e, a partir da avaliação de mercado e dos objetivos, começam a desenvolver um planejamento.

Ele inclui, por exemplo, qual é o público de interesse, como o contato se estabelecerá e quais serão os canais utilizados, como ao escolher a comunicação visual. Também é nessa fase em que são definidos os objetivos, as metas e as métricas que serão acompanhadas.

Execução

Depois que o planejamento é elaborado, é a hora de partir para a execução. Essa etapa visa a colocar em prática todas as estratégias que foram definidas como cruciais para dar vida ao plano.

Se a ideia era aproveitar a comunicação visual, então pode ser necessário elaborar um layout chamativo e que tenha a ver com a proposta da empresa. Na hora de fazer a comunicação por escrito, a linguagem deve ser adequada ao empreendimento e ao público.

Também é preciso respeitar elementos, como frequência de atuação, calendários e modos de executar certos aspectos. A agência fica responsável por “lançar” e dar vida ao planejamento.

Acompanhamento

Depois que as peças são executadas, é o momento de fazer o acompanhamento. Muitas vezes, a comunicação não gera todos os efeitos de maneira imediata. Então, é preciso aguardar algum tempo para visualizar como é o desenvolvimento da performance.

Nessa etapa, são usadas as métricas definidas lá no planejamento. A intenção é medir, por exemplo, o número de pessoas alcançadas, o nível de engajamento ou mesmo as conversões geradas pela campanha criada. Assim, é possível identificar o que deu certo e o que precisa ser melhorado.

Otimização

A partir dos números dos indicadores de performance, há como prever quais ações devem ser repetidas, quais precisam ser substituídas e quais têm de ser acrescentadas. O objetivo é maximizar a conquista de resultados por meio da melhoria de atuação.

Além de tudo, deve-se considerar que o investimento nesse aspecto não é pontual, mas, sim, contínuo. Então, o ciclo de otimização e de novas ações e acompanhamentos é essencial para consolidar efeitos melhores.

Quais são os tipos existentes?

Como cada empresa tem suas próprias necessidades, é comum que haja agências diferentes para atender a várias demandas. O mercado tem passado por grandes transformações, então também é natural que surjam novos tipos com frequência. Alguns, entretanto, são os mais famosos e englobam os principais serviços. Na sequência, descubra quais são os modelos de destaque.

Agência de marketing offline

A agência de comunicação ou marketing offline direciona os seus esforços para a atuação no “mundo real”. As campanhas acontecem de forma física ou em mídias fora da internet, de maneira exclusiva. É o caso das que são voltadas para o desenvolvimento de campanhas em revistas, jornais ou programas de televisão.

Note, entretanto, que a comunicação não é apenas outbound ou de interrupção. Também é possível pensar em marketing offline inbound ou de atração, como por meio da produção de conteúdo próprio para atrair clientes. Um negócio que publica sua própria revista ou jornal, por exemplo, usa essa alternativa.

Agência de marketing digital

Estilo que ganhou grande projeção nos últimos anos, o modelo voltado para o marketing digital leva a comunicação para a internet. O maior objetivo é consolidar a presença digital e fazer com que o público online seja o principal atingido.

Um dos grandes benefícios é que dá para utilizar uma grande quantidade de estratégias. No inbound, há diversas possibilidades, como redes sociais, criação de sites e marketing de conteúdo. No outbound, links, publicações patrocinadas e anúncios online aparecem em destaque.

Agência de comunicação interna

Nem sempre uma agência de comunicação funciona externamente, de modo exclusivo. Em várias oportunidades, é preciso desenvolver uma estratégia vencedora para falar com os clientes internos. Em uma fusão de empresas ou diante de uma grande transformação, por exemplo, essa exigência se destaca.

A agência voltada para a comunicação interna cumpre esse papel. Ela utiliza ferramentas como as técnicas de endomarketing e de engajamento para mudar a maneira como ocorre a relação entre o negócio, seus colaboradores e parceiros.

Agência de publicidade externa

Enquanto isso, as de publicidade externa têm o objetivo de alcançar o público em um ambiente, normalmente, fora de casa. A técnica também é conhecida como mídia out of home. Nesse caso, são usados letreiros e outros dispositivos que oferecem anúncios para as pessoas enquanto elas estão em um ambiente, como shopping, ou nas ruas.

É uma modalidade que mistura offline, digital e outbound. Bem específica, tem tido crescimento nos últimos anos e traz a possibilidade de garantir um alcance bem maior.

Agência full service

Já a agência de comunicação 360° ou full service é conhecida por oferecer todos — ou quase todos — os serviços de uma só vez. Ela dispõe de uma estrutura muito mais robusta, com uma equipe que detém conhecimentos sobre várias áreas.

É o caso de contratar uma só agência para fazer gestão de mídias sociais, marketing offline e endomarketing, por exemplo. É uma alternativa econômica e conveniente, mas pode não atender a todas as necessidades.

Agência especialista

Há, ainda, a agência de comunicação especialista. Como o próprio nome sugere, ela é voltada para um serviço específico, quando o interesse é obter um resultado melhor em certo aspecto.

Há as agências especialistas em SEO ou em redes sociais, bem como na criação de tipos de mídia externa ou de campanhas de TV. Assim, o negócio pode escolher uma equipe voltada para atender a um requisito pontual.

Quais são as vantagens que ela oferece?

Recorrer a uma agência de comunicação é uma tarefa que oferece resultados muito positivos para qualquer empreendimento. Desde que a decisão seja feita da forma adequada, é possível melhorar o desempenho em vários sentidos. A seguir, conheça quais são as maiores vantagens de realizar essa contratação.

Profissionalização na comunicação

Se o empreendimento deseja ter resultados realmente eficientes e causar um bom impacto, a sua comunicação não pode ter uma abordagem amadora. Falhar em identificar o público de interesse, não utilizar a linguagem correta e não acompanhar o desempenho são meios de desperdiçar recursos, como tempo e dinheiro.

Com o apoio dos profissionais, por outro lado, é possível definir como agir, quais canais escolher e onde investir para obter resultados específicos. Assim, a atuação se torna muito mais eficaz.

Produção de peças originais

Com a abordagem de um time dedicado ao planejamento feito para o seu negócio, existe uma produção completa de peças originais em diferentes formatos. Há, primeiramente, a criação de campanhas que usam os melhores recursos disponíveis.

Também ocorre a elaboração de imagens, vídeos e outros recursos que exploram os benefícios da comunicação visual. Em muitos casos, ainda há a produção editorial de materiais ricos e informativos. Tudo isso é feito com a identidade visual e com a voz da marca, o que fortalece os efeitos.

Aumento da audiência conquistada

Com a profissionalização da comunicação, os impactos são consolidados de forma mais intensa. Na prática, significa obter uma audiência maior, o que fortalece o potencial de alcance das mensagens da empresa.

Além de isso ampliar o reconhecimento de marca (ou brand awareness), é um jeito de gerar um volume maior de oportunidades de negócio. Como mais gente é atingida e atraída, aumentam as chances de conquistar novas vendas.

Otimização no relacionamento

No entanto, a comunicação não tem o objetivo apenas de gerar novas vendas ou conversões específicas. Cada vez mais, há o interesse em construir e fortalecer relacionamentos — tanto com clientes internos quanto com os externos. Isso ajuda o empreendimento a ter um desempenho melhor e favorece a troca de informações.

Nesse cenário, a presença da agência é determinante. Os profissionais têm a chance de estabelecer como deve ser feita essa troca e como abrir um canal eficiente. Realizar o atendimento por redes sociais, por exemplo, aproxima as pessoas e aumenta a conveniência. Então, a contratação é um jeito de gerar impactos positivos nesse sentido.

Diferenciação de mercado

Apesar de toda a relevância dessa contratação, muitos empreendimentos ainda não recorrem à agência de comunicação. É provável que ao menos um de seus concorrentes não aproveite o potencial dessa alternativa, o que cria uma oportunidade subaproveitada.

Com uma boa contratação, é possível se posicionar de forma intensa e consistente, o que ajuda na conquista de resultados melhores. Com a diferenciação de mercado, fica mais fácil atrair e reter as pessoas, o que fortalece o crescimento.

Melhoria nos resultados

Como já deu para perceber, a contratação de uma agência de comunicação é determinante para mudar a performance. O planejamento e a execução atendem a necessidades específicas e a otimização a partir dos dados melhora o desempenho de forma contínua.

Tudo isso faz com que o negócio consiga se posicionar do jeito certo, além de favorecer a conquista de novos clientes e de posicionamento em vários sentidos. Desse modo, há uma facilitação no caminho rumo ao desenvolvimento e ao crescimento do empreendimento.

Ampliação no retorno sobre investimento

Uma das métricas mais importantes na comunicação é o retorno sobre investimento (ROI). O valor é calculado pela relação entre os lucros e os gastos com um determinado investimento. No caso da escolha da agência, o lucro gerado pelas campanhas é dividido pelo custo de contratação.

Quando o processo acontece de forma personalizada e com boas escolhas, há um aumento no potencial de vendas e até uma melhoria na imagem empresarial. Isso gera ganhos financeiros, o que leva à garantia e à ampliação do ROI.

Como é a demanda gráfica?

A agência de comunicação é muito focada no planejamento de acordo com conceitos e boas práticas de marketing, publicidade e propaganda. É comum que os especialistas utilizem ferramentas de vários tipos para compor ações e analisar os seus resultados.

Quando o assunto é comunicação visual, entretanto, é preciso pensar na elaboração das peças gráficas. Na hora de criar a papelaria, um folder de um evento ou o catálogo de produtos, é importante que eles não existam apenas no universo digital. Então, as agências têm que procurar o apoio gráfico para concluir a tarefa da melhor maneira.

Possibilidade de parceria

Uma das formas de atender à demanda desses estabelecimentos é firmando parcerias com gráficas e birôs. Os negócios desse ramo têm a chance de conseguir mais clientes e, principalmente, volume de trabalho ao manter a colaboração com empreendimentos do tipo.

Para que a gráfica atenda às principais necessidades, é recomendado que ela conte com um portfólio robusto de serviços. É essencial oferecer diferentes tipos de impressão, de modo a obter alinhamento com as expectativas das gráficas.

A produção, em geral, acontece em volume. Esses estabelecimentos mantêm vários projetos ativos, então, a exigência de impressão não se restringe a trabalhos pontuais.

Resultados para todos os envolvidos

O fato é que a parceria entre gráficas e birôs e agências de comunicação é muito positiva para todos os envolvidos. Para a responsável pela estratégia, é viável escalar o atendimento a clientes com necessidades de comunicação visual. Com a parceria, fica mais fácil conseguir grandes tiragens em períodos flexíveis.

Para a gráfica, é uma forma de aumentar a rentabilidade e a previsibilidade quanto às receitas. Como as agências contam com contratos maiores e robustos, é possível ter uma ideia de qual é o atendimento que deve ser prestado. Isso ajuda a organização financeira e a disponibilização de equipe para atender a certas demandas.

Já a empresa que contrata a agência consegue obter materiais gráficos com máxima conveniência e economia. Em vez de ter que procurar o empreendimento por conta própria, ela recebe a solução completa de comunicação visual.

Como escolher a melhor opção?

Para conquistar todos os efeitos positivos, é muito importante que a melhor agência seja selecionada. Entre tantas opções no mercado, pode parecer difícil escolher a que mais se encaixa no negócio. No entanto, alguns critérios ajudam a tornar o processo de decisão menos complexo e mais eficiente. A seguir, veja como a opção certa deve ser eleita.

Considere as necessidades do negócio

Em primeiro lugar, é preciso compreender do que o estabelecimento precisa e o que ele espera obter com a contratação. Se o empreendimento não tem nenhuma presença digital, a agência tem que ter a capacidade de começar isso do zero. Já se a intenção é aproveitar o potencial da comunicação visual e gráfica, os profissionais devem ser voltados para esse aspecto.

É importante que a contratada leve em conta as principais exigências e expectativas do estabelecimento — e seja capaz de atendê-las. Portanto, é fundamental considerar a situação atual para poder definir qual é a melhor alternativa.

Conheça os cases de sucesso

Outro ponto para contratar com bastante segurança é explorar os cases de sucesso da agência. Basicamente, consiste em conhecer quais foram as campanhas bem-sucedidas e como os clientes ficaram satisfeitos com as escolhas. Se a agência não apresentá-los no site, por exemplo, é válido solicitar diretamente. Também é interessante focar em empresas de ramo e/ou de tamanho semelhante.

É claro que cada planejamento é único e específico, mas conhecer esses elementos é um jeito de entender o modo de atuação do negócio. Inclusive, é um jeito de avaliar os depoimentos de quem já contratou os serviços e pode dizer se as expectativas foram atendidas.

Avalie os depoimentos nas redes sociais

As indicações trazidas no site da agência são importantes, mas elas são selecionadas pela equipe — então, são sempre positivas. Para ter uma visão mais completa da atuação, não deixe de verificar as redes sociais do empreendimento.

Veja o que as pessoas têm falado e quais são as avaliações dadas. Como esses elementos não podem ser mudados, formam um caminho para entender qual é a visão de clientes e ex-clientes, o que oferece maior segurança na hora de decidir.

Veja como é a comunicação da agência

Se a intenção é contratar um negócio que profissionalize o meio de se comunicar, é essencial que ele tenha um bom desempenho na tarefa. Afinal, se a agência não cuida da própria comunicação, há poucas chances de obter uma boa performance para outras empresas.

Avalie, principalmente, os aspectos em que o negócio se diz especialista. Se a alternativa é de marketing digital, é inadmissível que ela não tenha site ou presença nas redes sociais. Se a comunicação visual é o forte, é preciso que a identidade e os elementos sejam de alta qualidade. Faça uma análise completa de como o empreendimento se posiciona e veja se esse é o tipo de resultado que deseja obter.

Faça o contato inicial

Depois de considerar todos esses aspectos, é hora de realizar o contato inicial. Essa é uma etapa feita sem compromisso e não significa que a agência será a escolhida. É um passo que serve para identificar, principalmente, como é o nível de atendimento e qual é a proposta criada pelo empreendimento.

Solicite um orçamento e veja, acima de tudo, quais são os procedimentos oferecidos pelo preço a ser cobrado. A intenção é identificar quais são as propostas do negócio e a eficiência em obter uma resposta. No entanto, é importante desconfiar de agências que prometem resultados milagrosos, genéricos ou padronizados, mesmo sem fazer um diagnóstico preliminar.

Confira o contrato

Antes de fechar negócio, é muito importante conferir o contrato para ter total respaldo jurídico. Nesse documento, devem ser apresentados elementos como período de validade da atuação, valores, possíveis reajustes e multas para a rescisão.

Também devem estar especificados os serviços prestados, suas quantidades e a equipe que estará disponível. Algumas oferecem um limite de resultados que serão alcançados ou de apoio na conquista de um desempenho melhor. Em caso de dúvidas, o recomendado é perguntar. Só então a contratação deve ser finalizada.

Contar com uma agência de comunicação é essencial para poder se diferenciar e conquistar efeitos melhores. Dentro da abordagem visual, gráficas e birôs podem estabelecer parcerias com esses empreendimentos, o que gera impactos positivos para todos os envolvidos.

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