Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Dicas

Super dicas para evitar o efeito Moiré no seu material gráfico

A impressão terminou e o seu material ficou com uma aparência pixelada, que você não sabe como aconteceu? Talvez você tenha sido vítima do efeito Moiré. Este tipo de problema acontece quando a gráfica não utiliza equipamentos tão precisos, ou quando o material não foi fechado no software de edição.

O que o efeito Moiré faz? Ele deixa em evidência os dpi’s, o que significa que mostra os pontos que formam a imagem, e isto faz com que a qualidade da imagem pareça menor. Para não cair nesta armadilha confira 5 dicas de como prevenir.

Super dicas para evitar o efeito Moiré no seu material gráfico

Dica 1 – A lineatura que você vai utilizar é o que vai ditar o tamanho destes pontos, de acordo com o número de linhas de pontos em um centímetro ou uma polegada. Quanto menor forem os pontos, e quanto mais pontos houver por linha, maior será a resolução gráfica da sua imagem e menores as chances da ocorrência do efeito;

Dica 2 – Para poder analisar este risco ao escanear materiais, é necessário usar o conta-fio, uma espécie de lupa específica para observar os detalhes de impressos;

Dica 3 – Ao analisar, tenha atenção à angulação dos pontos, que interferem diretamente no resultado. Ao usar a escala CMYK, as cores apresentam inclinação convencional para prevenir o aparecimento do Moiré.

Dica 4 – Se você precisa escanear um material gráfico para utilizar na sua arte. Tenha em mente que uma parte da qualidade de imagem será perdida, então, escanear o original ajuda a evitar o efeito Moiré.

Dica 5 – Mas, se você está fechando seu material no Photoshop, um modo simples de prevenir é verificar os canais de cores e identificar o efeito em cada um deles. Ao fazer isso, você deve aplicar o Gaussian Blur.

Mas o efeito Moiré nem sempre é um problema. Aliás, existem certos trabalhos gráficos renomados feitos com estes princípios, e que ficam fantásticos. Estes trabalhos fazem parte de uma corrente conhecida como Op-Art. Ela remete a peças que proporcionam ilusão de ótica. A arte apresentou padrões futuristas e virou objeto de colecionadores em todo o mundo.

Uma dica final : para ter certeza de que seu material ficará bom trabalhe com gráficas confiáveis. Elas vão proporcionar o melhor resultado. Afinal, o efeito Moiré deve aparecer na sua arte apenas se você quiser ele lá!

 

Já falamos aqui no blog sobre Banners inutilizados viram sacolas ecológicas

 

Você curtiu o nosso post? Então deixe seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião!

Aproveite e assine a nossa Newsletter e estar sempre por dentro das novidades e promoções. Acesse nosso site.

Fonte: https://www.graficariomega.com.br/blog/o-efeito-moire-na-impressao-grafica/

Powered by Rock Convert