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Saiba como repassar o aumento de preço de um produto ao consumidor

aumento de preço

O aumento de preço de um produto é uma situação muito comum. Entretanto, ela gera impactos no consumidor. É difícil repassar esses valores de modo que sua atividade se mantenha lucrativa e o cliente fique satisfeito.

Para aumentar o preço sem consequências, é preciso ter cuidado. O risco de perder clientes e ter uma queda nas vendas deve ser evitado. Para isso, seu negócio precisa agir da forma certa. A seguir, saiba como fazer esse repasse de valores sem que ninguém seja prejudicado!

Avise com antecedência

Não dá para pegar a clientela de surpresa! Se você sabe que terá que aumentar os preços em breve, já prepare o público para que ele não se assuste. Lembre-se de que é comum o planejamento do orçamento. Quando o cliente percebe, de uma hora para outra, o aumento, ele se sente vulnerável, ou seja, pego de surpresa.

Essa situação pode resultar em insatisfação, além do custo maior. Prejudicar a relação com o consumidor nunca é uma boa ideia. Vá preparando seus clientes antecipadamente. Avise quando esse aumento de preço vai ocorrer, de preferência com 1 ou 2 meses de antecedência. Assim, eles têm tempo de se organizarem melhor.

Por outro lado, você não corre riscos de perder um consumidor por conta do impacto imediato. Se ele confia no seu produto ou serviço, a tendência é que se adapte, mesmo que isso gere mais custos. Um preço maior nem sempre será motivo para perder espaço no mercado.

Justifique o aumento

Também vale a pena ser justo e honesto com o consumidor. O aumento de preços deve ser devidamente justificado, independentemente do motivo. Nem sempre você está comprando mais caro ou o custo da produção subiu. Preços maiores também são uma valorização do produto ou serviço. Tudo depende de como você explica isso.

Se a motivação foi o aumento de preço junto ao fornecedor, a justificativa é mais simples. Deixe clara ao cliente essa questão. Você depende diretamente disso e, para manter o negócio justo para todos, os preços precisarão de ajuste. Isso é muito comum no comércio e acontece com qualquer negócio. Não se preocupe!

Contudo, se você acha que seu produto merece valorização, foque nisso ao explicar. Diga ao cliente que, para continuar oferecendo algo de qualidade, é fundamental cobrar mais. Justifique o aumento como uma necessidade para continuar com um produto de destaque ou com um serviço realmente diferenciado no mercado.

Valorize a qualidade do produto

Ao repassar o aumento, é importante ter a consciência de que você oferece algo de qualidade. Isso vai gerar a confiança necessária para subir os preços. É natural que alguns consumidores fiquem insatisfeitos, mas encare a situação de outra forma: essa é a oportunidade de mostrar que seu produto realmente é bom!

Você não deve pedir desculpas aos clientes pelo preço mais alto. Mostre a eles o porquê de o seu produto continuar sendo uma boa opção, mesmo com os novos valores. Transmitir essa confiança vai gerar o mesmo sentimento no público. As pessoas terão certeza de que o aumento será justo e de que vale continuar como cliente.

Ao fazer isso, no entanto, mostre que você entende o lado do consumidor. Não confunda a confiança no que você vende com arrogância! O cliente é o seu bem mais precioso e deve ser valorizado. Reforce sempre que o aumento é importante para que você continue entregando qualidade, justificando os preços.

Esqueça as mudanças radicais

O preço do seu produto não pode dobrar do dia para a noite. As mudanças radicais não serão bem-vistas e você pode perder muito mercado. Primeiramente, entenda a motivação do reajuste nos preços. Se o seu custo com o fornecedor aumentou, repasse exatamente o quanto essa diferença resultou. Isso reduz o impacto no bolso dos seus clientes.

O consumidor tem uma certa tolerância aos aumentos. Há um entendimento simples de que eles podem ocorrer. No entanto, quando esse aumento de preço é muito alto, ele se sente prejudicado. Se você entende isso, dificilmente terá problemas de perda de clientes. Contudo, nem sempre isso vai depender de você. Se seu fornecedor aumentou muito os preços, repense a manutenção dessa relação.

Mudanças radicais não vão cair bem. Busque outros fornecedores e, se não tiver jeito, repense até mesmo continuar vendendo determinado produto. Lembre-se de que não é somente a questão de ter poucas vendas. Aumentos muito significativos também podem resultar na perda da confiança do cliente com o seu negócio.

Ofereça descontos no primeiro momento

Descontos são um grande atrativo ao consumidor. Ele está sempre buscando situações de vantagem, então, a sensação de economia é ótima. Uma boa saída para fazer um aumento mais suave é usar essa ferramenta. Você pode aumentar além do que precisa, só para propor ofertas e descontos em cima desse preço.

Essa é uma excelente maneira de começar o aumento. Contudo, não minta! Avise com antecedência que os preços vão mudar e, quando essa subida acontecer, ofereça essas facilidades. Imediatamente, você gera sensação de vantagem no consumidor. Seu negócio vai conseguir essa percepção, ainda que a queda no preço não seja tão importante assim.

Por outro lado, também é uma ótima oportunidade de conseguir gerar mais proximidade. Quando o cliente percebe seu esforço para oferecer descontos, ele ganha mais simpatia pelo seu negócio. No entendimento dele, há uma preocupação da sua parte em repassar esse aumento sem prejudicar o consumidor.

Aumente gradativamente

Uma outra boa estratégia é fazer um aumento gradativo dos preços. Repasse a cada mês, até chegar ao valor que você considera ideal. Em um primeiro momento, isso pode significar menos lucros, mas pense de forma estratégica: você prepara o cliente de maneira delicada, sem impacto e de forma quase imperceptível.

Mudanças menores são bem mais fáceis de serem assimiladas. A subida gradativa dos preços permite que o bolso do cliente se adapte mais facilmente. Quando você faz tudo de uma vez, o peso no orçamento é muito maior. Você deixa de ter mais lucro agora, mas, em compensação, não perde sua clientela no futuro.

O aumento de preço é uma prática que faz parte de quem trabalha com comércio. Essa é uma forma de manter o cliente sempre recebendo o melhor! Siga essas dicas e você conseguirá fazer o repasse da melhor forma possível.

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