Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Caminhoneiro

Revisão preventiva: quando devo fazer?

Pontos essenciais na hora da revisão preventiva

Se pararmos para pensar, a revisão preventiva é extremamente essencial para a vida dos caminhoneiros. Sem ela, o número de problemas seria bem maior, dificultando o trabalho e causando uma série de incômodos.

A revisão periódica nos caminhões é essencial para que o caminhão tenha sempre um bom desempenho e não o deixe na mão. Por isso que, a fim de te ajudar, elencamos aqui alguns pontos essenciais para prestar atenção na hora da revisão preventiva de seu caminhão.

Luzes

É importante realizar a troca de lâmpadas sempre aos pares, para que não haja diferença entre um facho de luz e outro (e, sim, às vezes é ideal trocar uma das lâmpadas mesmo quando essa não esteja de fato queimada). É importante também ficar atento a possíveis panes no sistema elétrico, pois sempre pode ocorrer dessa pane influenciar no funcionamento das luzes.

Sistema de freios

Esteja sempre atento ao nível de água dos sistemas hidráulicos e, mais, sempre drene a água acumulada nos balões de ar.

Filtro de combustível

Faça a troca sempre de acordo com as recomendações do fabricante.

Não se esqueça da revisão dos pneus!

Talvez nada aqui seja mais importante que os pneus! Jamais rode com pneus gastos ou avariados. Outro ponto a ser levado em consideração é a calibragem. A calibragem deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante e, quando for calibrar seus pneus, não se esqueça jamais dos estepes.

Outro ponto tão importante quanto o pneu que deve ser verificado é sua lona. Veja como está a lona que protege sua carga, pois ela reforça sua segurança e de outros motoristas durante a viagem. Compre aqui sua lona com toda segurança na Loja Sansuy.

Sistema de suspensão

O sistema de suspensão deve ser verificado de forma anual. Também é de extrema importância estar sempre atento ao estado das molas, batentes, bandejas, pivôs, buchas, barra estabilizadora e bieletas gastos ou com folga. Se o veículo contar com suspensão pneumática, atenção às mangueiras e válvulas!

Baterias e cabos

Baterias de caminhões utilizam uma tecnologia semelhante às dos veículos, porém são mais “duronas”, a fim de aguentarem um ritmo de uso mais pesado; por isso, o sistema elétrico de seu caminhão deve ser revisado de tempo em tempo. Dê atenção também ao nível da solução de água destilada. Baterias e cabos devem ser checados sempre se preocupando com limpeza, fixação e corrosão.

Palhetas do para-brisa

Item essencial em dias de chuva, o ideal é trocar as palhetas a cada seis meses. Esteja sempre atento com elas. Às vezes, pela falta de uso, elas podem ressecar e/ou deformar.

Sistema de climatização

Outro item de grande importância num caminhão. É importante checar o sistema de climatização duas vezes por ano, principalmente se o uso do caminhão for grande. O sistema de climatização pode até passar despercebido em grande parte das vezes, mas não se esqueça de sua importância, principalmente em tempos chuvosos – é ele quem irá desembaçar os vidros, melhorando sua visibilidade e fazendo você chegar ao destino com segurança.

Correias

Sempre faça a troca de acordo com as recomendações do fabricante. Um pequeno esquecimento das correias pode causar danos sérios ao motor.

Filtros e óleo do motor

O filtro de óleo, de combustível e de ar devem ser trocados sempre de acordo com as orientações do fabricante. E nunca, em hipótese alguma, utilize filtros alternativos; use sempre produtos originais!!! Já o óleo do motor deve ser trocado ou de acordo com orientações da montadora ou de acordo com a quilometragem rodada (o que vier primeiro). É crucial também estar sempre atento a possíveis vazamentos.

Luzes de funcionamento do motor

É sempre bom se lembrar dessa dica também! Se uma luz amarela acender em seu painel, representa alerta; já luz vermelha indica ação urgente. Não ignore esses sinais, pois o dano ao seu caminhão pode ser imenso.

Algumas dicas podem até parecer óbvias, mas, na hora do vamos ver, às vezes sempre passam despercebidas. Então, fique atento!

Lembrando que o Brasil é o país com maior número de mortes no trânsito (cerca de 50 mil por ano), não custa nada sempre nos atentarmos a essas dicas. Isso pode salvar sua vida e a do próximo!

Gostou das nossas dicas? Continue lendo em nosso blog e veja o aliado que os caminhoneiros ganharam na viagem.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert