Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Caminhoneiro

Restos de carga na pista causam problemas. Veja como evitar

restos de carga

Restos de carga – Perigo na pista

Quando restos de carga caem do caminhão (ou de um veículo) e fica pela estrada, esses detritos podem ser causadores de uma série de transtornos aos demais motoristas. Às vezes, até acidentes podem ser causados.

O artigo nº 102 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) diz que “todo veículo de carga deverá estar devidamente equipado quando transitar, de modo a evitar que restos de carga caiam sobre a via”.

E não pára por aí. O CTB é categórico quanto a isso.

Ainda segundo o CTB, o derramamento de “restos de carga sobre a via pública caracteriza infração de trânsito gravíssima, prevista no artigo 231, II, ‘A’, independente de estar o veículo equipado ou não, de forma a evitar que isso ocorra.”

Porém, o fato de detritos caírem sobre a pista ainda é mais corriqueiro do que se imagina. Para evitar isso, listamos aqui alguns pontos que todo motorista ou caminhoneiro deve saber.

Excesso de carga

Cabe ao motorista equipar o seu veículo (caminhão) a fim de evitar que restos de carga caiam na pista. E atenção: caso o limite de carga seja excedido, o motorista deve armazenar o restante em caçambas, graneleiros ou baús.

Caso essas providências não sejam tomadas com o excesso de carga, o motorista estará sujeito a multa e ponto na carteira.

Evite dor de cabeça pra você e para os outros motoristas. Compre agora mesmo uma lona de qualidade na Loja Sansuy.

Abandono ou despejo de restos de carga na pista

O motorista que abandonar propositalmente ou jogar do veículo quaisquer objetos sobre a pista, também se encontra passível de multa. Infração média.

Nesse caso, a multa ao motorista inconsequente é de R$ 85,13 mais quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Isso de acordo com o artigo 172 ainda do CTB.

Carroceria aberta

Sabe aquela famosa carroceria aberta?

Pois é! De acordo com a resolução 441 do CTB, o transporte de qualquer tipo sólido de granel com carroceria aberta só é permitido quando a dimensão da carroceria impeça que restos de carga caiam sobre a estrada. Há exceção também para carrocerias com proteção adequada.

Seja um motorista consciente

Todo cuidado por parte do motorista é essencial para que tenhamos um trânsito cada vez mais salutar e consciente. Isso não é difícil, basta cada um fazer a sua parte.

Gostou da nossa notícia? Continue lendo em nosso blog sobre 9 verdades e 1 mentira sobre ser caminhoneiro.

E-book: Caminhoneiro - saiba o passo a passo para se tornar um microempreendedor individualPowered by Rock Convert