Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Dicas

Qual é a resolução ideal para enviar o arquivo para a gráfica?

resolução ideal

Usualmente nas gráficas, eles solicitam que as artes sempre estejam preparadas com a resolução ideal de 300 dpi.

Geralmente quando se pede orientação do bureau de serviço sobre a resolução ideal a resposta é sempre a mesma: deve-se enviar as fotos com resolução de 300 dpi. Mas essa resposta está certa? Talvez não!

Você já viu algum outdoor de perto? Se você já viu provavelmente notou que se usam linhas com pontos de quase 1 cm para formar a impressão.

Quem entende um pouco de gráfica sabe que a lineatura é normalmente metade da resolução das imagens. Por isso quando estamos trabalhando com panfletos, enviamos o arquivo em 300 dpi e o fotolito é gerado com cerca de 150 dpi.

E se o outdoor vai ficar num muro na altura das pessoas, como fazemos?

Neste caso, as pessoas vão passar a menos de 1 metro da imagem. Com isso, é precisa utilizar uma resolução maior e imprimir numa lineatura maior também, como um impresso gráfico tradicional.

É por isso que o bureau pede a arte com 300 dpi, pois ele não sabe onde será colocada a impressão e a distância para visualização.

Logo, a responsabilidade da resolução final, lineatura da impressão e outros detalhes recai sobre quem faz a arte. Por isso, se você é o cliente, dê informações precisas para quem está criando a arte.

Lembra daquelas imagens escuras depois de impressas? Muito diferentes da foto original? É porque elas ficaram com uma resolução menor que a necessária. O resultado é que a arte fica cada vez mais escura, e perde parte dos detalhes.

Resolução ideal: resolução x distância

Resolução ideal! Uma regra de três!

Digamos que uma folha A4 a 20 cm do seu olho com 300 dpi impresso em 150 lpi seja o melhor para você. Ou até, já que estamos falando em plotagem, que a sua impressora de mesa deve trabalhar com 600 dpi e deve ter uma resolução que você considere boa.

Em artes gráficas, não existem definições padrões. Nenhum trabalho é único. Tenha em conta todo o conjunto: quem vai ler, distância, idade do público, tempo de exposição (o sol desbota o impresso) e muitas outras variáveis.

Já falamos aqui no blog sobre Conheça os 5 tipos de banners e saiba como aplicá-los

Você curtiu o nosso post sobre Qual a resolução ideal para enviar o arquivo? Então deixe seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião! Em breve teremos mais dicas para você.

Aproveite e assine a nossa Newsletter e estar por dentro das novidades e promoções. Fique atente às novidades do mercado.