Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Peixes

Questões importantes sobre piscicultura

A piscicultura é uma das atividades mais tradicionais da cultura brasileira. Hoje, contamos com opções, como pesca artesanal e de caráter comercial— que impulsiona produções locais de peixe. Nas linhas abaixo reunimos ainda questões importantes relativas à atividade.

Espécies exóticas

O Brasil é muito conhecido em todo mundo por contar com peixes exóticos encontrados nos famosos rios brasileiros.  Podemos citar como exemplos desse grupo, peixes como tambaqui, pacu peva, piranha, dourado, etc.

Foco em questões ambientais

Boa parte das criações de peixes no país busca atender a questões que reduzam os impactos ambientais. Alguns locais, por exemplo, deixam de cultivar certas espécies ameaçadas de extinção, segundo informações do “Peixe Vivo Cemig”, programa ligado à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Mais de 1 milhão de pescadores

De acordo com dados do governo federal, o Brasil possui hoje mais de 1 milhão pescadores.  São quase 800 mil toneladas de peixes pescados no país anualmente.

Produção de tilápia cresce 223% em uma década

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) cita que a tilápia é o peixe mais cultivado em todo país. O crescimento em 223% na produção do peixe, nos últimos 10 anos, tem a ver com modernização quanto ao cultivo.

Isso significa que houve investimentos em viveiros e tanques de produção. Os especialistas citam que a profissionalização da piscicultura também contribuiu para o cenário.

Fontes: Governo Federal, Embrapa e Peixe Vivo Cemig