Carregando, por favor aguarde
Newsletter
Assunto

Lonas

Quer aumentar a durabilidade da lona para caminhão? Veja neste post!

durabilidade da lona para caminhão

Uma das principais preocupações de quem trabalha com transporte de cargas é a durabilidade da lona para caminhão. Esse item é responsável por manter os produtos protegidos, bem como a própria estrutura do veículo, e pode representar um custo alto dependendo das escolhas do caminhoneiro.

São diversos os fatores que impactam na durabilidade das lonas de transporte, como a instalação, a manutenção e o armazenamento. Além disso, o processo de escolha do itemainda no momento da compra também pode significar ter que trocá-lo com mais ou menos frequência.

O uso de lonas em mal estado de conservação pode gerar diversos problemas para o caminhoneiro: desde a perda de produtos na estrada, recusa do cliente no local de carregamento até a danificação de toda a carga pelo contato com umidade, sujeira e vento.

Pensando nisso, neste post trazemos as principais informações que impactam a durabilidade da lona para caminhão, ajudando você a fazer sua manutenção e reduzir os gastos e problemas que um item danificado pode causar. Leia até o final para conferir!

Quais os principais materiais usados na confecção das lonas?

Para cada tipo de carga existe um modelo de lona mais adequado. Existem quatro matérias primas e formas de confecção mais conhecidos e usados no mercado de transporte. Entenda cada um deles nos próximos tópicos.

Lona produzida em PVC

As lonas produzidas em PVC são indicadas para cargas de grãos, adubo, cimento, areia e carvão. Sua confecção é feita com laminado rde vinil e tecido de poliéster de alta tenacidade que garantem resistência, durabilidade e a impermeabilidade do material. Além disso, é uma lona leve e flexível, o que facilita seu processo de uso.

Vinilona da Sansuy!
Clique aqui e conheça a Vinilona da Sansuy!

Lona de algodão

A lona de algodão é ideal para cargas secas, como açúcar, farinha e café. Também é indica para produtos que exigem amarração e circulação de ar em seu transporte, como frutas, legumes e verduras, além de cargas refrigeradas. Essa lona é feita com material 100% algodão encerado com fios número 8.

Cotonlona Sansuy
Clique aqui e conheça a Cotonlona Sansuy!

Tela

Esse modelo é indicado para a proteção da caçamba do caminhão. Muito utilizada para transportar qualquer carga em caçamba aberta, como pedra, areia, entulho e etc. Serve também para evitar que o material caia durante percurso.

Sider

É um tipo de cortina lateral para implementos rodoviários e ferroviários. A confecção é feita com laminado de PVC ereforçado com tecido produzido com fios de poliéster de alta tenacidade. O produto é fixado nas laterais e pode ser comprado com instalação inclusa, podendo ser feito com acabamentos em alumínio  para as fixações laterais, cordoalha de PVC ou bolsa para fixação dos varões de ferro. Na parte superior da lona são instalados rodízios que correm em perfis de alumínio ou ferro, para abrir e fechar. A parte interior tem fivelas para serem fixadas na carroceria.

Clique e saiba mais sobre a Vinilona Sider!

Como avaliar a qualidade e a durabilidade de uma lona?

A qualidade da lona varia conforme alguns fatores que devem ser consideradas no momento da compra. A durabilidade depende da qualidade do item comprado e também do tipo de transporte, dos locais de passagem, do manuseio e do cuidado. Confira logo a seguir alguns detalhes sobre a qualidade e a durabilidade de uma lona.

Qualidade

Para escolher uma lona de qualidade que atenda as necessidades de transporte do caminhoneiro, é preciso considerar alguns itens:

  • local da compra: dar preferência a empresas com tradição e experiência na produção de lonas;
  • qualidade da meia argola: considerar a qualidade dessa peça fundamental para prender a lona na carroceria do caminhão. Ela deve ser de boa qualidade para evitar quebras e defeitos;
  • costura da bainha: optar por bainhas com costuras duplas e espaçamento pequeno;
  • resistência da lona: considerar os materiais que são produzidos pelas marcas mais tradicionais e conceituadas.

 Durabilidade da lona para caminhão

Quando usada de forma correta, uma lona pode durar até cinco anos. Claro que esse período depende do manuseio e da qualidade do material, além dos impactos que sofre no transporte — como atritos, fortes chuvas e altas temperaturas.

A durabilidade também é impactada pelo tamanho da lona adquirida. Quando as lonas não atendem ao tamanho do caminhão, seu processo de instalação será dificultado ou impossibilitado, aumentando as chances de derrame de carga e danificação da lona ou dos produtos transportados.

Como aumentar a vida útil da lona para caminhão?

Escolha a lona corretamente

O primeiro passo é escolher corretamente a lona considerando todos os itens já falados neste post — empresa de qualidade, tipo de carga e acabamentos. Seguir essa dica já ajuda a garantir a compra de uma lona de qualidade.

Tome cuidado com atritos e objetos cortantes

Ao comprar sua lona, é importante evitar o contato do material com objetos cortante, perfurantes e atritos com galhos e outros materiais. Eles podem danificar sua lona, gerando desgastes e rasgos que exigem reparos, encurtando a vida útil do produto.

Evite produtos químicos durante a limpeza

Outra dica importante é para a limpeza do material. O ideal é que as lonas sejam lavadas depois de toda viagem apenas com água e sabão neutro. Produtos químicos, como alvejantes, não devem ser utilizados.

Faça o giro da lona

A exposição da lona ao excesso de calor e de frio desgastam o material e, consequentemente, reduzem sua vida útil. Para lidar com esse problema, é indicado fazer o giro da lona, passando a parte traseira para a frente, uma vez que o ressecamento acontece primeiro na parte de trás do caminhão. Com isso, a exposição é balanceada e o tempo de desgaste é menor.

Faça a instalação e o armazenamento corretamente

Por fim, fazer a instalação e o armazenamento corretamente é uma prática decisiva para aumentar a vida útil da lona para caminhão. Vamos abordar esses cuidados com mais detalhes no próximo item.

Qual a melhor maneira de instalar e armazenar a lona?

A maior dificuldade para instalação de lonas é a altura dos caminhões, uma vez que não existem plataformas de auxílio em todos os pontos de embarque. Para lidar com isso, muitas pessoas optam pelo uso de cabos e ganchos para esticá-las. Essa prática, no entanto, danifica o material. O correto é ter um suporte externo para a instalação da lona.

Além disso, o armazenamento não pode ser feito de qualquer forma. O ideal é que a lona não seja arrastada sobre superfícies ásperas nem tenha contato com cantos vivos da carga. Para guardar o material, dobre-o e o mantenha sobre uma plataforma lisa e protegida. Outra dica: nunca faça o armazenamento quando a lona estiver molhada.

Como ocorre a manutenção da lona?

Mesmo com cuidados e boas práticas, alguns problemas ainda podem acontecer e é importante saber lidar com eles. Caso precise realizar manutenção e reparos na lona, o ideal é procurar por um loneiro experiente. Apenas ele pode realizar o processo da forma correta, esquentando retalhos de lona e colando-os no local desejado. Para isso, é necessário um soprador de ar quente, retalhos em bom estado e um rolete de ferro e cola para vinil.

A durabilidade da lona para caminhões é uma preocupação que todo caminhoneiro deve ter, uma vez que esse item é essencial para o seu trabalho e representa, antes de qualquer coisa, um investimento. Por isso, é importante seguir as dicas apresentadas neste post para garantir que a lona dure por mais tempo.

Agora que você já conhece as principais informações sobre como aumentar a durabilidade da lona para caminhão, não deixe de assinar nossa newsletter para receber mais dicas como essa em seu e-mail!