Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Caminhoneiro

Quanto pesa o maior veículo elétrico do mundo?

quanto-pesa-o-maior-veiculo-eletrico

O maior veículo elétrico do mundo pesa cerca de 45 toneladas. E ele não é só pesado, pois para subir, o motorista precisa de aproximadamente sete escadas, já que só de pneus o carro tem quase dois metros e meio em diâmetro.

Quando carregado em carga máxima, o caminhão pode chegar a 110 toneladas e para mover tudo isso, é necessário um conjunto de baterias com 700 kWh de armazenamento. Do peso total, 4,5 toneladas são das baterias que têm 1.440 células de níquel-manganês-cobalto.

No momento, ele localiza-se na Suíça, em uma pedreira no Alpes Chasseral. O plano é que trabalhe ao menos em 20 viagens por dia carregando materiais e entulhos.

Maior veículo é reaproveitado

Uma curiosidade é que o grandão nasceu a partir de um modelo usado pela marca Komatsu. No local do motor a diesel entraram as baterias.

Agora, quem investe nessa máquina é o consórcio suíço de empresas que integram o Grupo Kuhn (revendedor de caminhões), em parceria com o Instituto Suíço de Pesquisa em Tecnologia e Ciência de Materiais (EMPA). 

Vantagens da eletricidade em veículos

É uma energia limpa e o motor elétrico renova a energia. Funciona como um gerador e com a frenagem ele recarrega a bateria e transforma a energia cinética elétrica. A perspectiva é que ele produza mais energia na descida para usar na subida, então essa seria uma carga extra.

Caminhão elétrico no Brasil

Foi apresentado na Alemanha, em 11 de outubro, o primeiro caminhão leve 100% elétrico brasileiro. E-Delivery é da marca MAN, do grupo Volkswagen e foi desenvolvido para suportar de 9 a 11 toneladas.

Os testes começam em 2018 e sua produção está prevista para 2020 no Rio de Janeiro. Essa novidade será voltada para entregas nos mercados da América Latina e da África.

Saiba em nosso próximo post como descobrir o desgaste do caminhão durante a viagem.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert