Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Peixes

Qualidade da água influencia na carne dos peixes

qualidade-da-agua-influencia

A qualidade da carne de muitas espécies depende diretamente do tratamento que ganham a água e o solo do espaço em que são produzidas.

Um local livre de contaminações, com água abundante e de boa qualidade, ajuda, por exemplo, no desenvolvimento de espécies tropicais.

Use os produtos da Loja Sansuy para manusear  sua criação. Clique aqui e confira o que há de melhor em produtos para o mercado da aquicultura.

A renovação dessa água está ligada a quantidade. Quanto mais peixes, mais vazão, ou seja, troca constante. Esse fator é determinante para reduzir a competição dos animais, principalmente por oxigênio.

Nos casos da utilização das águas das nascentes não há necessidade de testes de qualidade. Elas, quase sempre, atendem às condições.

Qualidade ameaçada

Você sabe quais são as maiores causas de ameaça a qualidade da água em rios, tanques, lagos e criadouros?

São os defensivos agrícolas usados em lavouras próximas aos mananciais, as descargas de dejetos de animais e da rede de esgoto das residências. Também a descarga de efluentes de agroindústrias e deposição de lixos.

Além dos danos ao sabor da carne, esses contaminantes provocam intoxicações.

Sistema de produção

O ideal, para que a vazão aconteça, é que os sistemas despachem de 3 a 6 litros por segundo (suficientes para abastecer um viveiro de dez mil metros quadrados de área alagada).

Outros fatores influenciam no sabor

Entres eles, os métodos de abate. Alguns geram sofrimento, o que afeta a cor, o sabor e a vida útil do peixe como alimento.

Segundo a médica veterinária Sheyla Cristina Vargas, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, o método por choque elétrico causa menos sofrimento no animal, é mais rápido. A carne continua com qualidade. A única coisa que muda é a coloração.

Ainda é uma opção pouco utilizada. Geralmente, opta-se na indústria por choque térmico, já que, assim como a asfixia, o elétrico é experimental.

Portanto, preocupe-se com o bem-estar do peixe. Ele é que vai garantir o retorno do seu investimento.

Conheça sobre outras boas práticas para o manejo da aquicultura aqui.