Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Mercado

Pesquisador utiliza tecnologia para monitorar peixes

A piscicultura usa cada vez mais a tecnologia. Monitorar os peixes por meio de máquinas pode impulsionar a criação, evitando perdas e identificando possíveis problemas.

Projeto de extensão desenvolvido há cerca de dois anos pelo Cefet MG, tem como alvo o sistema de transposição de peixes da barragem da usina hidrelétrica no Rio Paraíba do Sul e busca monitorar.

Por meio da radiotelemetria, é feito o monitorado do comportamento e da mobilidade dos peixes por meio das ondas de rádio.

Ajuda à piscicultura

Os equipamentos são conectados a uma antena capaz de captar os sinais dos radiotransmissores, implantados na região abdominal dos peixes, que são devidamente anestesiados antes do procedimento.

Os rastreamentos são feitos por meio de seis estações de radiotelemetria automáticas, espalhadas pelo rio. As regiões que fogem do alcance das estações foram acompanhadas de barco ou de carro.

Por mais que seja algo desenvolvido para estudo, visualizar essa tecnologia ajudando os pequenos produtores não é algo distante. O auxílio de máquinas na criação já acontece, e todo aliado é bem-vindo.

Você pode ajudar sua criação investindo em tanques de qualidade. Saiba mais em nossa loja virtual.

Monitoramento dos peixes

Os cientistas marcaram 179 peixes de cinco diferentes espécies e, nesses dois anos de acompanhamento, já foi encontrado de tudo. Peixes que não conseguiam subir a barragem agora já conseguem, e que são muitos os modelos do sistema de transposição implantado.

Segundo os donos da pesquisa, a migração resulta no sucesso reprodutivo das espécies, já que a livre circulação permite que os peixes encontrem ambientes favoráveis para a fertilização dos ovos, e a continuidade da atividade de pesca na parte alta da barragem.

A expectativa, segundo o professor, é de que os dados alcançados possam contribuir para as decisões futuras.

Continue lendo em nosso blog e saiba tudo sobre piscicultura.

Powered by Rock Convert