Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Mercado

Patinga ganha espaço no mercado

O criador de patinga tem endereço certo para vender sua produção e garantir o retorno do investimento empregado na piscicultura.

No Estado de São Paulo, produtores de patinga recebem a partir de R$ 6,50 o quilo, preço que sobe para R$ 8 em outras regiões.

peixe já pode ser comercializado pelo piscicultor quando atinge peso de 1,5 quilo, o que ocorre em um ano e meio de cultivo.

Conheça a Patinga e invista nesse pescado.

Ambiente para o peixe

A Patinga gosta de clima quente, já que é um peixe híbrido de espécies oriundas da região amazônica. Qualidade e controle da água, de preferência de nascente própria, são importantes para o sucesso da atividade.

Vale lembrar, contudo, que a densidade ou quantidade de peixes estocados deve ser respeitada, com o objetivo de não deteriorar o meio aquático.

Com bom perfil para ser manejado fora de seu hábitat natural, a patinga adapta-se facilmente à rotina de criação, meio adequado de contenção para preservação do animal.

Estrutura

Melhor se contar com algum ambiente aquático na propriedade, para reduzir o investimento inicial na atividade. Como é resultado de um processo artificial de hibridação, o correto é evitar que a patinga tenha acesso a rios, por não se saber os possíveis riscos biológicos que pode causar na natureza.
 
Se for o caso, utilize tanques escavados na terra em formato retangular e revestidos de alvenaria, fibra ou chapa galvanizada.
 
Instale um sistema diário de renovação de água, um monge no fundo para controle da vazão e um canal para abastecimento.
 
Para investir na criação, opte por tanques de qualidade. Veja mais em nossa loja virtual.

Cuidados

Acompanhamento de profissional especializado ajuda a minimizar riscos do manejo. Adote redes de proteção contra predadores (pássaros, por exemplo) nos viveiros com alevinos.

Alimentação

Pode ser variada, pois a patinga não tem restrições. Peixe onívoro, come tanto frutos quanto rações, além de pedaços de peixes, crustáceos, algas e minhocas.

O fornecimento de alimentos industrializados deve ser a ração balanceada, produto à venda no varejo especializado para criação de animais, sobretudo em aquicultura.

Reprodução

É realizada por meio de indução hormonal, pois, confinado, o casal de patinga não realiza o acasalamento naturalmente. Horas depois de injetadas substâncias nos peixes, para acelerar o amadurecimento das gônadas, é feita a extração do sêmen dos machos e dos óvulos das fêmeas.

Dadas as várias peculiaridades do processo, só profissionais devem fazê-lo.

Gostou das nossas dicas? Continue lendo em nosso blog sobre piscicultura.