Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Dicas

Os processos de impressão e suas características

Quando criamos um projeto gráfico, precisamos atentar à qualidade de impressão para que o layout transmita a mensagem de maneira eficaz. Porém, é importante definir, antes de começar o desenvolvimento do projeto, o sistema de impressão mais apropriado, levando em consideração as cores, o tipo de papel e acabamentos.

Os processos de impressão são definidos pela forma como acontece a transferência dos elementos gráficos para o papel e são classificados em indiretos e diretos.

Processos de impressão: Selecionamos as formas de impressão mais usadas no mercado gráfico:

Offset: É o processo de impressão mais utilizado no segmento gráfico, pois é adequado para a impressão de grandes quantidades. Este processo não precisa da intervenção humana, porém a máquina precisa de ajustes, na quantidade de água e tinta.

Nesse processo, a imagem não é impressa no material pois a superfície da chapa é lisa e deixa a imagem borrada.

Processos de impressão: Os passos para uma impressão em offset são:

  • Com uma chapa metálica foto-sensível, a área protegida da luz segura a tinta e a desprotegida água, que não chega ao papel.
  • Prende-se a chapa em um cilindro que roda prensado em um outro menor (contendo a tinta). A tinta vai ficar na área da imagem, enquanto os outros espaços ficam sem cor.
  • Outro cilindro que contém uma blanqueta de borracha prensada no cilindro da chapa absorve a tinta, além de dar melhor qualidade ao papel. A imagem está impressa na blanqueta.

Conclui-se que a chapa imprime na blanqueta e depois é passada para o papel.

Rotogravura: Por conter a imagem na matriz em baixo relevo no cilindro, a rotogravura é um processo em baixo relevo.

Esta matriz é formada por um cilindro de cobre uniforme, cromado e gravado. É feito através de um processo chamado eletromecânico. Nesse processo a gravação das células é feita por meio de toques de diamantes industriais.

A rotogravura é ideal para a impressão de um grande número de materiais. Ela consegue impressos de qualidade sobre suportes de baixa gramatura.

 

Já falamos aqui no blog sobre Qual a diferença entre Outdoor, Frontlight, Backlight, Painel Liminoso e Empena

 

Você curtiu o nosso post? Então deixe seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião!

Aproveite e assine a nossa Newsletter e estar sempre por dentro das novidades e promoções.

 

Fonte: www.bemoriginal.com.br

Powered by Rock Convert