Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Caminhoneiro

Neblina nas estradas exige muita atenção

Acidentes em vias nubladas geralmente são gravíssimos; ONSV  dá dicas importantes para condutor enfrentar o problema.

O período que vai de maio a agosto exige mais atenção dos condutores de veículos, principalmente em estradas das regiões Sul, Sudeste e Norte do país. É exatamente nesses meses que, especialmente em áreas de serras, de vales e nas áreas próxima a lagos a visibilidade nas vias fica reduzida por conta da neblina.

Por isso, estar alerta e adotar todos os procedimentos de segurança aconselháveis, podem ser o melhor instrumento para salvar vidas.

O diretor-técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), Paulo Guimarães, destaca que, em caso de neblina, o condutor  acender os faróis e a lanterna de neblina, nos veículos é fundamental.

Outra observação de Guimarães, diz respeito à velocidade. “Se estiver na faixa da esquerda, o motorista que reduzir a velocidade por conta da situação de neblina, deve imediatamente transferir-se para a faixa da direita, que é a apropriada para veículos que transitam em velocidade mais lenta”.

Confira abaixo outras dicas de direção segura em trechos com neblina:

1) Reduza suavemente a velocidade ao perceber os primeiros sinais de neblina e mantenha uma distância segura do veículo à frente.

2) Utilize os faróis baixos.

3) Não pare o veículo no acostamento e não ligue o pisca-alerta com o carro em movimento. “Se precisar parar, procure um local seguro”.

4) Utilize a pintura de faixa e a sinalização do solo como referências para o caminho, já que muitas vezes a visibilidade à frente se resume a poucos metros.

5) Mantenha-se atento a sinais sonoros externos.

6) Atenção redobrada com os veículos que estão à sua frente e na traseira.

7) Como a neblina deixa a pista úmida, evite frear bruscamente; além disto, atenção às curvas acentuadas para não perder o controle do carro.

8) Evite a ultrapassagem.

9) Mantenha a ventilação interna de seu carro, garantindo, com isso, que os vidros não embacem.

10) Mantenha sempre o limpador de pára-brisa em boas condições de uso.

(Fonte: Na Estrada RO)


Você curtiu o nosso post? Então deixe seu comentário e compartilhe conosco, a sua opinião é muito importante para nós!
Aproveite e assine a nossa Newsletter para ficar sempre por dentro das novidades, dicas e promoções!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert