Carregando, por favor aguarde
Newsletter
Assunto

Caminhoneiro

Neblina na estrada exige atenção do motorista

neblina-na-estrada-atencao

Sendo mais comum em serras, as neblinas se formam quando há baixas temperaturas e alta concentração de umidade no ar.Dirigir na neblina requer atenção dobrada do condutor, pois a visibilidade a longa distância fica comprometida na estrada.

Hoje você vai saber como agir nessas condições adversas.

Neblina na estrada

Diminua a velocidade, mas nunca pare seu veículo por completo.

O que você deve fazer é reduzir a velocidade, evitando exceder os 40km/h, e buscar manter uma distância segura dos demais veículos.

O ideal, é que o motorista ande com faróis baixos para não atrapalhar a visão dos demais condutores, segundo o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).

Na impossibilidade de continuar dirigindo

Se você estiver incapacitado de continuar, tente parar no acostamento; se houver a possibilidade de parar ainda fora do acostamento, no gramado, melhor ainda!

Parar no gramado, nesses casos, é aceitável, pois, em caso de acidentes graves, o primeiro local para o qual os carros tendem a sair é o acostamento. E se você estiver parado ali, aumenta as chances de um novo acidente.

Além de manter a segurança no volante, todo caminhoneiro precisa proteger sua carga na estrada. Clique aqui e compre sua lona de qualidade na Loja Sansuy.

Não se esqueça do pisca-alerta

O pisca-alerta é um elemento que, em hipótese alguma, deve ser esquecido. Porém, atente-se às regras da direção preventiva:

Apenas ative-o caso o caminhão esteja completamente parado.

Como proceder em engarrafamentos?

Opte sempre pelo cinto de segurança e, ainda dentro do veículo, espere até que a situação melhore. Só assim você estará apto a seguir com segurança.

Nessas situações, para que você esteja a par do que pode vir a acontecer com o tempo, dê sempre uma olhada rápida na previsão do tempo. Pode ajudar.

Gostou de nosso artigo? Então continue lendo em nosso blog Sansuy sobre o desgaste de pneus durante a viagem.