Carregando, por favor aguarde
Newsletter
Assunto

Caminhoneiro

Modelos de carrocerias: qual o ideal para cada tipo de carga?

Entender qual é o tipo de carroceria adequado para o seu trabalho e caminhão é importante, pois é por meio dele que as cargas deverão ser transportadas em segurança para os seus destinos finais.

Neste texto, abordaremos o que deve ser levado em conta antes de escolher um dos tipos de carrocerias disponíveis no mercado e quais são eles. Para conferir tudo isso, continue a leitura!

Vinilona da Sansuy!
Clique aqui e conheça a Vinilona da Sansuy!

Escolha o tamanho da carroceria

Antes de começar o processo de compra de uma carroceria para o seu caminhão, é necessário ficar atento a um detalhe muito importante: o seu tamanho em comparação ao do seu veículo. Os fabricantes de caminhão geralmente estipulam um valor máximo de largura, altura e comprimento que os veículos podem transportar.

Utilizar um tipo de carroceria muito grande ou muito pequeno pode comprometer não só a carga transportada, mas também a segurança do motorista e das demais pessoas que estiverem no trânsito.

Confira agora algumas das medidas estipuladas (em média) para os tipos de caminhões e veículos de carga utilizadas atualmente:

  • carroceria para Toco: 14 metros de comprimento, 2,6 metros de largura e 4,4 metros de altura;
  • carroceria para VUC: 7,20 metros de comprimento, 2,2 metros de largura e 3,5 metros de altura;
  • carroceria para Carreta: 18,15 metros de comprimento, 2,6 metros de largura e 4,4 metros de altura.

As carrocerias também podem ser feitas de diferentes materiais. Elas têm alterações quanto a sua durabilidade, resistência a mudanças climáticas, peso e outros detalhes.

Leve em consideração a região na qual você atua e o tipo de carga transportada para escolher o material mais indicado. São eles:

  • madeira: foi um dos primeiros materiais a serem utilizados na carroceria de carros de carga, principalmente como assoalho. Atualmente ela vem caindo em desuso, pois, além de possuir uma menor durabilidade em relação a outros materiais e não resistir tão bem à chuva ou outros tipos de mudanças climáticas, acaba interferindo em questões relacionadas ao meio ambiente, devido à extração de madeira;
  • aço: primeiro substituto da madeira na construção de carrocerias, esse material possui maior durabilidade e resistência. Entretanto, não agrada a todos os caminhoneiros devido ao seu elevado peso;
  • alumínio: bastante utilizado atualmente, possui níveis de durabilidade ainda maiores que os do aço, além de ser muito mais leve. Com essas qualidades, ele ainda garante maior segurança para todos os envolvidos no processo de transporte de carga e menor custo de manutenção.

Conheça os tipos de carrocerias

Depois de decidir qual o tamanho e o material ideal para a carroceria do seu veículo, é hora de conhecer os tipos de carrocerias existentes no mercado e os tipos de carga indicados para cada uma delas.

Grade Baixa

Esse é um modelo de carroceria aberta, ou seja, não há nenhum tipo de construção que feche a carroceria por completo. A grade baixa é comumente utilizada em caminhões estilo Toco, Truck e Carretas.

Ele é muito indicado para o transporte de cargas secas, encaixotadas ou paletizadas, como chapas de aço e madeira, engradados, peças, tambores etc. Além disso, possui maior facilidade para a carga e descarga dos materiais.

Grade Alta

Carroceria parecida com o modelo anterior, porém com as grades laterais com maior altura. Podem ser usadas em Trucks e Carretas e são frequentemente utilizadas para o transporte de cereais, como milho, soja, feijão, arroz e outros. Mercadorias encaixotadas, sacarias e materiais similares podem ser transportados com mais segurança.

Prancha

São usadas em Carretas e não possuem nenhum tipo de grade nas laterais. Elas são usadas para o transporte de máquinas pesadas ou materiais indivisíveis e grandes, como carros ou outros tipos de máquinas pesadas.

Plataforma

Bastante parecida com a prancha, esse tipo de carroceria é comumente utilizado, em veículos Tocos ou Trucks, para o transporte e socorro de outros veículos, como carros acidentados ou que precisam ser levados para uma concessionária.

Porta Container

Utilizado em Trucks e Carretas para o transporte de contêineres, devido aos seus encaixes próprios para a fixação da carga, o que traz uma maior segurança para o cliente, motorista e demais pessoas no trânsito.

Baú

O baú é um tipo de carroceria fechada e pode ser utilizado na maioria dos veículos de carga. Ele é utilizado no transporte de sacas, embalagens, caixas etc. Sua cobertura ajuda na proteção dos materiais contra o sol, a chuva ou impactos que podem prejudicar sua qualidade.

Baú frigorífico/refrigerado

Semelhante ao modelo anterior, porém esse conta com um sistema de resfriamento em seu interior, permitindo, assim, o transporte de cargas que podem estragar em contato constante com o sol, como as carnes, por exemplo.

Contudo, o baú frigorífico e o refrigerado possuem diferenças. O primeiro modelo consegue atingir temperaturas de até -20°C e é utilizado no transporte de frios, como carne de boi, frango, peixe etc.

O segundo modulo alcança temperaturas menores (até -10°C) e transportam uma maior quantidade de produtos, principalmente do ramo alimentício e remédios.

Sider

Pode ser utilizado em uma vasta gama de caminhões e sua principal finalidade é no transporte de cargas volumosas, pois sua abertura, localizada nas laterais, facilita a carga e descarga deles. Também é requerida por clientes que utilizam empilhadeiras para o retiro dos materiais.

Caçamba Basculante

caçamba basculante é utilizada no transporte de areia, brita e outros minerais. Sua descarga é feita por meio de basculamento, no qual a carroceria se inclina em até 46 graus.

Canavieira

Esse tipo de carroceria é utilizado principalmente no transporte seguro da cana-de-açúcar, pois é fechada nas laterais e conta com uma abertura superior, facilitando o carregamento e descarregamento desse produto por meio de máquinas especializadas.

Florestal

Estrutura utilizada no transporte de toras de madeira. Tem grades apenas na parte da frente e atrás, além de contar com suportes para a amarração da carga.

Entender porque é necessário conhecer vários tipos de carrocerias e qual a mais indicada para o seu serviço é muito importante, pois demonstra profissionalismo e ainda garante a segurança do transporte de carga e do próprio motorista.

Conhecer outras dicas sobre como ser um ótimo caminhoneiro pode ajudar muito sua carreira. Por isso, confira este outro texto sobre o dia a dia do caminhoneiro.