Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Mercado

Inspeção e manutenção são importantes para a obra?

Inspeção e manutenção na obra

Os processos de inspeção e manutenção são da maior importância para as obras da construção civil, pois garantem que o melhor funcionamento, assegurando o bem-estar de todos os envolvidos e a qualidade do imóvel final.

Mesmo assim, os processos nem sempre são encarados com bons olhos pelos construtores e demais profissionais do ramo. As atividades demandam tempo e, muitas vezes, algum investimento que não havia sido previsto no início do projeto. É questionada, inclusive, a necessidade de realizar esse tipo de fiscalização.

Por outro lado, esses também são processos fundamentais para o bom andamento de qualquer projeto. As vistorias e a manutenção periódica devem ser encaradas não como um “atraso” no seu cronograma, mas como uma oportunidade para otimizar os custos da sua obra, melhorando a sua construção. Através delas, inclusive, é possível fazer uma boa economia, priorizando a responsabilidade e segurança.

As vistorias devem ser feitas por profissionais especializados, com um olhar crítico e embasamento técnico. O bom senso e a responsabilidade sempre devem comandar as suas ações. Quando for necessário fazer um reparo ou manutenção na sua obra, aja de maneira responsável e providencie o mais rápido possível. A demora em corrigir as falhas, mesmo que pequenas, pode acarretar em uma série de prejuízos.

INSPEÇÃO

A inspeção se trata de uma vistoria, ou seja, uma visita técnica realizada para determinar as condições da obra. Já que essa avaliação está ligada ao conhecimento e à qualidade do profissional que executa a inspeção, é fundamental que ela seja realizada por pessoas capacitadas e idôneas.

MANUTENÇÃO

A manutenção deve fazer parte da rotina de qualquer construção, mesmo os imóveis já finalizados. Ela serve tanto para conservar os equipamentos, o material e as instalações, quando para reparar possíveis erros ao longo do trabalho. É importante que seja feita apenas por profissionais treinados para esse serviço.

EVITE ACIDENTES

Uma grande parte dos acidentes na construção civil são causados justamente pela falta ou pela deficiência da manutenção nas obras, tanto durante a sua execução quanto no período posterior. É um aspecto que não apenas aumenta o volume de gastos, mas pode colocar em risco a vida de trabalhadores e futuros residentes.

Invista em ações para evitar que isso aconteça, incluindo a inspeção das obras. É ela que vai determinar se algum item na obra precisa ser alterado para garantir o seu funcionamento e a segurança. Os acidentes, mesmo quando não apresentam vítimas, ainda representam um prejuízo alto.

MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS

A manutenção preventiva dos equipamentos evita falhas e defeitos no futuro. Uma máquina quebrada pode danificar as instalações e causar atrasos na evolução da obra. Além disso, é uma questão de segurança.

Tenha certeza de que os seus funcionários são treinados para utilizar os equipamentos e realize manutenções regulares, de acordo com a especificação do fabricante e as normas técnicas. A vistoria das máquinas e sua manutenção, quando necessário, devem ser realizadas por um profissional capacitado.

GANHE NA ECONOMIA

Junto com todos esses fatores, a fiscalização das atividades da construção garante ainda a economia. Ela evita transtornos e possibilita que os custos com falhas e eventuais defeitos sejam minimizados. Lembre-se que uma manutenção na obra sempre sai mais barato do que os processos corretivos aplicados no futuro.

O mais importante é enxergar a inspeção e a manutenção como atividades que fazem parte da construção civil, necessárias para garantir que a obra seja concluída com sucesso.


Não deixe de conferir os produtos da Casa Vinilona: http://www.casavinilona.com.br/
Lonas para caminhões, lonas industriais, para barracas de feiras e outras finalidades.

(Fonte: Blog da Obra)