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Impressão de grandes formatos: conheça as 4 tendências

impressão de grandes formatos

A impressão de grandes formatos sempre se caracterizou pelas constantes inovações. Por mais que alguns formatos tenham garantido o seu lugar no mercado e gerado uma certa padronização no atendimento de demandas específicas, as novidades sempre são bem-vindas e, mais do que isso, são necessárias.

Não poderia ser diferente com o avanço da tecnologia e com a busca dos consumidores por soluções cada vez mais completas. Logo, as novidades não representam apenas tendências, mas sim um movimento para atender essa demanda existente por soluções melhores.

Para situar você sobre as movimentações do mercado de impressão de grandes formatos, listamos 4 tendências muito importantes nesse momento. Confira com bastante atenção, pois ao conhecer as principais tendências do mercado de impressão de grandes formatos, você obtém uma importante fonte de conhecimento, capaz de apoiar a sua decisão de adotar essas novidades no seu negócio.

1. Sofisticação dos provedores de impressão

A sofisticação dos provedores de serviços de impressão representa uma forte tendência e também um novo caminho a ser seguido por muitas empresas. Algumas delas como a FedEX e a FastSigns podem ser citadas como exemplos de organizações que estão revolucionando os seus processos de impressão.

A sofisticação oferecida por essas empresas se baseia na oferta de uma variedade crescente de substratos, permitindo ir além do lugar-comum em termos de impressão. Em termos de revolução geral e melhorias no mercado, podemos ver que as impressoras digitais apresentam recursos que visam ao aumento da produtividade.

Quem não trabalhar sob esse conceito, ficará para trás e não conseguirá atender as demandas com excelência. A tecnologia também permite que o trabalho de impressão seja supervisionado de forma automática, dispensando, em muitos casos, a supervisão humana.

Os softwares de ponta e o sistema digital

Na mesma linha da sofisticação, podemos citar os softwares de ponta disponíveis no mercado, que permitem inclusive produções de larga escala e com padrão de dados variáveis. Ou seja, milhares de impressões diferentes podem ser feitas ao mesmo tempo e com o mesmo nível de qualidade.

Afinal, a sofisticação precisa levar em conta diversos fatores de qualidade, sobretudo das cores, que são muito importantes não só pelo apelo visual, mas pela dar a consistência necessária à transmissão da mensagem. Esse fator é indispensável para garantir a mesma qualidade na impressão em grandes formatos.

É importante destacar também que a sofisticação dos provedores também é reflexo do processo de migração do sistema de impressão offset para o digital. Os próprios fabricantes já estão apresentando as variações digitais dos seus equipamentos aos consumidores objetivando se adaptar às novas tendências do mercado.

2. Birôs com impressoras UV

As impressoras UV trabalham com o processo de impressão ecológica, sem perder a qualidade e com foco em garantir  maior durabilidade do que o produto feito pelo método tradicional. O termo ecológico é utilizado para denominar esse processo porque não há o uso de solvente durante a impressão, minimizando o impacto ambiental e oferecendo menos risco às pessoas que manuseiam as máquinas.

Enquanto na secagem tradicional das tintas ocorre a evaporação do solvente, na impressão UV a secagem ocorre de forma instantânea pela emissão do raio UV sobre a tinta. Esse é, aliás dos fatores que geram maior eficiência na impressão, principalmente no que diz respeito à velocidade na execução e à qualidade das imagens.

Essa melhor definição de imagens se deve à secagem instantânea no ponto de impressão, tornando assim o arquivo impresso mais fiel ao arquivo original. Os birôs levam tudo isso em conta ao optar por esse tipo de equipamento, para assim oferecer uma impressão com menor custo operacional, de qualidade superior e com a devida atenção ambiental tão valorizada hoje em dia.

3. Impressoras UV de mesa

Para quem não precisa de uma impressora UV de larga escala ou não deseja utilizar um grande espaço para armazenar esses equipamentos, diversos fabricantes já lançaram as impressoras UV de mesa. Esses modelos permitem uma democratização do uso dessa nova tecnologia, ao facilitar que os consumidores em geral tenham acesso a esse recurso de ponta.

Tendo em vista o menor impacto ambiental e a escalabilidade da produção que proporciona, essa tecnologia é bastante saudável do ponto de vista ecológico, operacional e financeiro. Com isso, essa nova tendência vai aos poucos ganhando espaço em ambientes que transcendem o mundo corporativo e, em um futuro nem tão distante assim, pode deixar de ser uma simples tendência e se consolidar como uma tradição na impressão de grande formatos.

4. Customização em massa

Mudar a forma com que os catálogos de produtos são oferecidos se tornou imprescindível diante da variação de comportamento e de modo de vida do consumidor. A saída foi trocar a impressão em massa pela customização em massa.

Podemos definir a customização em massa como a capacidade de fazer produtos personalizados ou adaptados conforme as necessidades específicas de cada consumidor. Ou seja, um mesmo produto ou serviço base pode ganhar características diferentes de um cliente para outro.

Antigamente, a customização não podia ser feita de forma ampla porque demandava um trabalho muito maior e a procura não era tão grande. O custo-benefício não era atraente nem para quem oferecia o serviço de impressão, nem para quem pagava por ele. No caso da impressão de grandes formatos, o processo se mostraria ainda mais trabalhoso, podendo até mesmo ser inviável em muitos casos.

O avanço tecnológico permitiu uma mudança gradual nesse processo e, aos poucos, a customização foi ficando mais fácil, e consequentemente, mais passível de ser trabalhada em escalas maiores. Em termos de impressão de grandes formatos, isso representa uma evolução. Afinal, o que antes era algo complexo e caro de se produzir, agora se populariza sem perder qualidade.

Essas tendências da impressão de grandes formatos representam uma possibilidade de consolidação. Ou seja, só o tempo dirá se a novidade vai virar uma tradição ou não, o que torna natural a realização de testes e o constante acompanhamento das movimentações que essas tendências causarão no mercado.

E uma das melhores formas de acompanhar essas movimentações do mercado de impressão é buscar informações de fontes confiáveis. E você pode se manter sempre atualizado assinando a nossa newsletter. Aproveite!

 

 

 

 

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