Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Caminhoneiro

Importantes atitudes em dias de chuva

importantes-atitudes-em-dias-de-chuva

Existem atitudes que podem evitar muitos problemas, entre eles os acidentes na chuva.

Geralmente, os cursos de formação de motoristas e profissionais recomendam cautela com a pista molhada, mas há outras dicas que favorecem a segurança com o seu pesado. Confira a seguir mais algumas dicas:

Atitudes salvam

1 – Para evitar colisão em casos de freada brusca, mantenha distância maior do que a normal do veículo que está na sua frente. Assim, dá tempo de parar, caso o caminhão deslize, sem bater.

2 – Automaticamente, ao manter distância, terá também que reduzir a velocidade. Isso ajuda na hora de tomar a decisão correta para evitar acidentes.

3 – Ande com o eixo no chão, se não estiver com carga. Essa condição pode evitar o efeito “L”, dando mais resistência.

4 – As composições duplas sofrem o efeito “L” e o “chicote”. Então, ao dirigir uma carreta de três eixos mantenha dois no chão, pois nesses casos o “chicote” é bem comum.

5 – Evite manias que têm em dias normais. Além de pista molhada, você pode se deparar com óleo derramado e a mistura dos dois não é das mais amigáveis.

6 – Esteja com os pneus em dia. Quando estão com a calibragem incorreta, com desgaste e profundidade inferior a 1,6mm, perdem a aderência e ficam muito mais suscetíveis a aquaplanagem. Eles não conseguem escoar a água.

7 – Deixe o alinhamento e o balanceamento em dia. Vai facilitar o controle do veículo.

8 – Cuide também de sua lona na viagem. Pense em qualidade e segurança, pense Sansuy. Clique aqui e visite!

9 – Verifique os retrovisores para não ter que arrumar enquanto dirige. Isso pode tirar sua atenção, fora que sair com tudo no jeito facilita muito.

10 – Mantenha o vidro do seu para-brisa livre de qualquer sujeira e as paletas dos limpadores em bom estado.

11 – Os faróis precisam funcionar bem. É uma medida cautelar que te ajuda durante a chuva. Também é uma obrigatoriedade da lei.

12 – Sinalize todas as atitudes e olhe sempre em todos os espelhos.

13 – A chuva faz com que o caminhão tombe mais fácil. Sendo assim, faça movimentos suaves para evitar manobras bruscas e surpresas.

Saiba mais sobre os cuidados com os pneus do caminhão aqui no post que preparamos para você.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert