Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Barraca

Guia da barraca de feira perfeita: como escolher os materiais ideais?

barraca para feira

Quem atua como feirante tem que se preocupar com a ambientação e com a apresentação dos produtos. Para conquistar o cliente e até para prevenir perdas, é essencial dar atenção reforçada à barraca para feira e seus materiais.

A estrutura deve ser definida corretamente, até para evitar problemas no futuro. Com um bom investimento, é possível obter organização, segurança e proteção. Ao final, é possível aproveitar as oportunidades de vendas e consolidar a atuação corretamente. Por outro lado, não considerar as características ideais pode causar diversos prejuízos.

Para montar a barraca de feira ideal, veja algumas dicas e aprenda a fazer as melhores escolhas sobre os materiais.

Entenda a importância da estrutura da barraca para seu negócio

Quem atua numa feira tem na barraca a sua principal ferramenta de apoio ao trabalho. Em uma comparação, é como se fosse o ambiente de uma loja onde os produtos são vendidos. A diferença é que, em uma butique, os itens estão em araras, enquanto uma barraca de alimentos apresenta as ofertas nesse espaço.

Considerando o destaque do elemento, é ainda mais importante pensar na estrutura. Afinal, se isso não for bem planejado, há grandes riscos para a sua atuação perante os clientes. A seguir, veja qual é a relevância desse componente e entenda os efeitos nos seus resultados.

Proteção dos alimentos e outros produtos

Primeiro, um bom projeto tem o objetivo de proteger o que é armazenado sob o “teto” da barraca. Assim como uma casa é protegida por seu telhado, a barraca da feira precisa da estrutura para que tudo funcione corretamente.

Graças ao material de cobertura, por exemplo, é possível evitar que os alimentos fiquem expostos a condições inadequadas. Já o “esqueleto” da barraca serve para dar sustentação a todos os materiais, sem que seja preciso utilizar medidas paliativas ou alternativas.

Com cuidado nesse sentido, é possível deixar a sua atuação mais adequada e cuidar de tudo o que é oferecido aos consumidores.

Garantia de uma experiência melhor

Outro ponto importante tem a ver com a experiência em relação aos clientes. As pessoas sempre desejam um bom atendimento em todos os lugares — na feira livre, isso não é diferente. No entanto, a falta de uma boa estrutura impede a conquista desses resultados.

É somente com a área correta e com os encaixes ideais que várias pessoas podem escolher produtos ao mesmo tempo. Além do que, é um jeito de garantir a proteção contra alguns elementos externos.

Com uma boa estrutura, a barraca se torna até um local para que as pessoas se abriguem da chuva, por exemplo, algo que melhora a percepção sobre a sua atuação, passando uma ideia de maior preparo.

Cumprimento de obrigações sanitárias

Qualquer empreendedor que venda alimentos precisa cumprir algumas obrigações sanitárias. Mesmo que os ingredientes sejam frescos, eles devem ser mantidos em um local adequado, longe de possíveis contaminações e capaz de atender às expectativas de higiene.

Vender a céu aberto impede o controle de diversas variáveis. Já com um bom projeto, o resultado é satisfatório. A estrutura da barraca, portanto, deve ser pensada de modo a comportar essa questão. É o caso de prever espaços para cada grupo de alimento ou de garantir certa temperatura, de acordo com a legislação.

Destaque em relação a outras barracas

Ter todas as características adequadas também é necessário para que a sua barraca capture o interesse pelos motivos certos. A competição é feroz, e, se você não puder oferecer o melhor que conseguir, a sua barraca para feira é deixada para trás.

Ter tudo organizado conforme as exigências é um meio de garantir que as atenções se voltem para a sua atuação. Na prática, isso gera oportunidades de vendas ampliadas, um interesse reforçado por parte dos clientes e a conquista da tão desejada competitividade em relação aos demais.

Prevenção de prejuízos

Outro ponto relevante sobre cuidar do projeto tem a ver com as perdas. Se os alimentos não forem protegidos corretamente, é inevitável que eles sejam perdidos. Hortaliças expostas ao sol, por exemplo, murcham e ressecam. Já algumas frutas passam por um processo acelerado de amadurecimento e podem até apodrecer.

O fato é que qualquer desperdício gera uma perda financeira. Para quem espera obter lucro, portanto, a barraca adequada é essencial para otimizar os ganhos.

Obtenção de resultados melhores

Por falar nisso, as boas escolhas nesse sentido estão totalmente ligadas ao desempenho na feira. Com os cuidados adequados nos aspectos do planejamento, é possível conquistar mais vendas, reduzir as perdas e melhorar o relacionamento com quem compra. Ao consolidar a sua atuação, dá até para prever os resultados ao longo de cada participação na feira.

Na prática, esse é um dos grandes componentes para o sucesso. Então, a barraca para feira deve ter todos os seus aspectos escolhidos com muito cuidado, para atender a essas exigências.

Conheça os materiais importantes para montagem da barraca

A estrutura desse elemento de vendas deve ser feita corretamente, com materiais específicos para a função. A escolha desses componentes faz toda a diferença nos resultados, então, é preciso ficar de olho nas possibilidades que estão disponíveis no mercado.

Mesmo quem não for especialista consegue tomar boas decisões com a orientação adequada. Por isso, veja algumas dicas sobre os materiais relevantes e entenda como escolhê-los para a sua barraca para feira.

Aço

O aço é um dos componentes mais interessantes. Comumente chamado apenas de “ferro”, oferece resistência, durabilidade e uma estrutura firme. Mesmo com um peso extra na cobertura, como no caso de um dia de chuva, o material aguenta bem.

Ele também se adapta à variação de temperatura e, se tiver características adequadas, não enferruja. O aço inoxidável, por exemplo, mantém o seu visual e as suas propriedades mesmo ao entrar em contato com a água constantemente.

A princípio, é uma escolha que custa um pouco mais. No entanto, ao se pesar o custo-benefício, aparece como a opção em conta para atingir os objetivos com a atuação.

Madeira

Outra possibilidade consiste em uma barraca para feira cuja estrutura seja de madeira. Por causa do ambiente, é muito comum recorrer a materiais como o pallet, o qual ajuda a compor todo o projeto.

Essa é uma versão mais leve e que pode funcionar para quem busca uma alternativa simples. Também consegue oferecer uma cobertura ideal e, inclusive, pode ser feita por conta própria — basta ter o mínimo conhecimento de carpintaria.

Por outro lado, vale considerar que a escolha não resiste tão bem ao contato com a água, por exemplo. Da mesma forma, a exposição contínua ao sol pode comprometer as propriedades do material.

Lona

lona é um componente que serve, principalmente, para a cobertura. Trata-se de um material bem resistente e reforçado, o que faz com que a proteção seja garantida. Impermeável, evita a passagem de água durante a chuva, por exemplo. Também é opaca e impede parcialmente a passagem dos raios solares.

Além de tudo, ela é utilizada na chamada “saia” da barraca para feira. Essa parte tem um aspecto decorativo importante e ajuda a complementar a estrutura. Com a decisão sobre o material da fabricante adequada, é possível aproveitar todos os benefícios.

Essa é a escolha principal para considerar sobre a cobertura, porque as alternativas não se mostram tão interessantes. O plástico comum, por exemplo, não é tão resistente e nem é adequado para esse uso.

Saiba qual é a estrutura ideal

Com diferentes materiais e muitas possibilidades, como escolher aquilo que realmente vai garantir os melhores resultados? O processo deve considerar alguns aspectos, de modo a facilitar a tomada de decisão e otimizar a sua atividade profissional. Cada feirante tem uma necessidade, então isso também tem que ser levado em conta.

Para simplificar o processo, algumas dicas poderão ajudá-lo a definir a estrutura ideal para a sua barraca. Veja, a seguir, as principais orientações!

Pense na durabilidade

Não adianta montar uma barraca para feira hoje e, após poucos usos, vê-la se tornar praticamente inútil. Pior ainda é se a perda de função acontecer durante o horário de trabalho. Uma estrutura que desmonta bem no meio de uma feira gera prejuízos e pode até causar acidentes com os clientes, por exemplo.

Nesse sentido, é essencial começar pela consideração da utilização. Se a barraca fica apenas em um ambiente interno e se ela não for usada muitas vezes, a de madeira pode até servir por um tempo.

No entanto, quando o uso é contínuo e feito no espaço externo, o aço é a melhor escolha. Ele é mais resistente e garante que todo o “esqueleto” permaneça de pé, mesmo diante de condições adversas.

Considere a facilidade de montagem

Outro ponto fundamental tem a ver com a mobilidade. Não adianta ter uma barraca para feira que é difícil de desmontar e/ou de transportar. Se isso acontecer, há uma grande perda de tempo na preparação, e os riscos de cometer erros são elevados.

No caso da estrutura de madeira, é comum que o material seja pregado, o que evita a desmontagem. Já a opção de aço, normalmente, é feita por peças que se encaixam e que, portanto, garantem bastante movimento.

Também pense na facilidade de utilizar e prender a lona. Desse jeito, é possível deixar tudo organizado em apenas alguns minutos.

Avalie a necessidade de manutenção

Aproveite para considerar, ainda, qual é o processo de manutenção necessário para cada estilo. Um aço de baixa qualidade, por exemplo, exige cuidados especiais para não enferrujar. Então, uma versão mais resistente tende a ser melhor, porque não requer tanta atenção. Já a madeira corre o risco de empenar, o que também demanda um trabalho extra.

Para não ter que se preocupar, o ideal é fazer escolhas práticas e que não exijam uma atuação tão intensa ao longo do tempo. Normalmente, selecionar um material com a durabilidade adequada já ajuda a evitar demandas quanto à manutenção.

Veja qual é a adaptação às necessidades

Como dito, cada feirante tem as suas exigências. Há aqueles que precisam de uma barraca com um espaço maior ou com vários níveis. Outros, por outro lado, recorrem a uma alternativa compacta e que caiba no bolso. Em qualquer um dos casos, mesmo a melhor estrutura perde suas qualidades se ela não atender às necessidades específicas.

Por isso, é muito importante entender o que é necessário para a atividade, quais são as expectativas e o que é preciso. Selecione a opção que realmente for ajudá-lo em seu cotidiano, de modo a melhorar os resultados das vendas.

Pondere o custo-benefício

Alguns feirantes cometem o erro de escolher a estrutura da barraca para feira de acordo com o preço. Quando isso acontece, opta-se sempre pela alternativa de menor valor. No entanto, o barato pode sair caro.

Selecionar uma opção apenas porque ela parece em conta não considera todas as exigências e o uso ao longo do tempo. Como resultado, a durabilidade é abreviada e a troca ocorre em menos tempo.

Em vez de só olhar para esse número, portanto, pense no custo-benefício. Avalie o quanto a atividade pode render e como as vendas serão ajudadas com a escolha ideal. Assim, fica mais fácil fazer as definições de uma maneira estratégica.

Entenda a importância da lona para a estrutura

Como visto, um dos materiais essenciais para elaborar a sua barraca é a lona. Ela tem múltipla função no ponto de vendas e deve ser escolhida com cuidado — afinal, é desse jeito que é possível aproveitar todos os benefícios de seu uso.

Para entender, definitivamente, o papel do material, veja qual é a relevância da lona para a estrutura e saiba como ela impacta positivamente os resultados.

Proteção contra raios solares e chuva

Quando é usado na cobertura, esse componente é essencial para garantir proteção contra diversas questões climáticas. Como permite parcialemnte a passagem de raios solares, evita que os alimentos e outros produtos sejam expostos a um aquecimento intenso, por exemplo.

Além disso, um bom componente é impermeável, o que significa que impede a passagem de água. Diante da chuva, não é preciso se preocupar com vazamentos na parte interna. Assim, é possível garantir total cuidado com o espaço, o que favorece a atividade em todos os sentidos.

Cuidado com itens armazenados na área inferior

Ainda ao falar em segurança, é preciso pensar no uso da lona como saia de barraca para feira. Nesse emprego, o material é utilizado para proteger a região baixa da estrutura. Logo acima, ficam expostos os principais produtos.

Nesse caso, a lona também ajuda a garantir uma proteção extra para o que é armazenado na parte inferior, ou seja, nas prateleiras “escondidas”. Muitos feirantes usam esse espaço para guardar itens de estoque, que repõem o que é vendido ao longo do dia.

Com a lona, eles não sofrem tanto com os raios solares ou com a água, além de serem protegidos do contato com o ar e as impurezas. Assim, dá para fazer com que os produtos estejam prontos para a venda com qualidade.

Garantia do conforto no espaço

O uso da lona ainda auxilia a tornar o ambiente agradável para todos. Como permite parcialmente a passagem de raios solares, o espaço da barraca não fica tão quente. Isso ajuda a manter o conforto durante a atividade do feirante e também é positivo para que os clientes tenham uma boa impressão.

Na chuva, não é preciso interromper o trabalho, de modo a garantir a manutenção dos lucros sem ter que se preocupar em ficar encharcado. Para quem compra, também é positivo, pois evita terminar molhado pela chuva ou mesmo pela proteção com alguma goteira.

Destaque visual e personalização da estrutura

A lona não tem apenas uma função útil. Ela é pensada de forma a se adaptar ao ambiente de uma feira e, portanto, conta com um visual que se encaixa nesse cenário. Um bom produto aparece em várias cores, o que permite que a sua barraca receba um destaque estético.

Além de isso ajudar a consolidar a identidade visual da atividade, é um jeito de personalizar a estrutura e de chamar a atenção entre tantas opções de vendas. Ao atrair o interesse de quem compra, você tem a chance de apresentar os produtos e, assim, conquistar novos pedidos graças à qualidade.

Profissionalismo

Principalmente, a escolha de uma lona tem tudo a ver com a ideia transmitida sobre a sua atividade. Não é porque se trata de uma feira que você deve montar uma barraca de qualquer forma. Há uma grande disputa pela preferência de compra, e chamar a atenção do jeito certo pode ser o que vai fazer a diferença entre sucesso e fracasso.

Quem usa um plástico comum ou mesmo quem não cobre a barraca, por exemplo, passa uma ideia muito menos adequada. Com a lona, por outro lado, dá para consolidar a sensação de profissionalismo e cuidado redobrado com a atividade.

Já que a venda de alimentos é a principal escolha, isso é determinante para que as pessoas tenham a segurança de que os ingredientes são adequados. Com uma relação de confiança bem estabelecida, fica mais fácil conquistar um desempenho cada vez melhor.

Selecione o tipo de lona ideal

Até aqui, deu para perceber que a lona é um dos principais componentes para que a barraca de feira atenda às expectativas. Ela serve tanto para a proteção superior quanto como saia da estrutura. Após optar por esse material, é hora de escolher o tipo ideal.

Vinilona KP 500 leblon e a Vinilona KP 1000 leblon merecem destaque, pois atendem a todos os interesses de um feirante que está em busca do sucesso. Veja quais são as maiores qualidades dessa alternativa e entenda por que é a melhor opção.

Impermeabilidade

Primeiro, esse produto KP 1000 leblon é feito com um laminado de PVC reforçado com um tecido composto de fios 100% poliéster. Essa “fórmula” faz com que o material seja excelente em repelir a água e evitar vazamentos dentro da sua barraca.

Mesmo diante da chuva, você consegue manter a sua atividade e ainda oferece uma experiência melhor para os clientes. Como também ajuda a proteger contra a passagem dos raios solares, não há impactos negativos nos alimentos expostos.

Durabilidade

Ao fazer a compra de um produto para cobrir a estrutura da barraca para feira, todo comerciante deseja que o investimento seja prolongado. Com a Vinilona KP 1000 leblon, isso é garantido. O material é soldado com máquinas de alta frequência — e, nas bainhas, o processo é duplo. Para a saia da barraca com a Vinilona KP 500 leblon, a proteção extra evita que o contato com o asfalto comprometa a duração.

Na prática, é um jeito de impedir que ocorram furos e rasgos, os quais podem impactar os resultados da barraca de forma negativa. Também é algo que ajuda a evitar a necessidade precoce de reposição, o que gera custos indesejados e ainda pode prejudicar a lucratividade.

Excelente gestão de qualidade

Para que os bons resultados sejam obtidos, pesa o fato de o componente ser fabricado segundo padrões rígidos de controle de qualidade. O processo é certificado pela ISO 9001:2008, o que determina um padrão internacional.

Na prática, significa que você pode usar o produto conforme o indicado sem medo de sofrer com goteiras ou com a falta de proteção necessária.

Para melhorar, há a garantia de 1 ano contra defeitos de fabricação. Com a compra, você poderá ficar tranquilo ao montar a sua barraca.

Boa apresentação visual

A aparência também conta, e a Vinilona KP 500 leblon considera isso. Em primeiro lugar, ela é usada como saia de barraca na maioria dos casos. Isso ajuda a garantir a padronização e uma boa composição visual. O destaque para a sua atuação é consolidado e muito positivo.

O material ainda aparece em várias cores no padrão de listras e permite a escolha da direção. Assim, é possível selecionar uma alternativa que tem mais a ver com a sua abordagem.

Na face oposta, há a cor lisa e que surge com intensidade. Desse jeito, fica fácil deixar a estrutura bonita e preparada para chamar a atenção do modo certo.

Personalização de tamanho

Para completar, essa lona é vendida de acordo com as suas necessidades de tamanho. Se quiser uma barraca um pouco maior, basta fazer um pedido com as dimensões equivalentes.

Isso é muito importante para evitar desperdícios e, principalmente, a escolha de algo que não se encaixa nas suas exigências. No final, é um jeito de garantir que tudo fique pronto para as vendas.

Ao aplicar as dicas deste guia, você conseguirá montar a melhor barraca para feira. Ao concluir essa etapa, basta se preparar para aproveitar os ótimos resultados com a atividade.

Se quiser ficar sempre por dentro das novidades, assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos em sua caixa de entrada!

 

Powered by Rock Convert
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *