Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Feirante

Feirante: saiba como fazer promoção em 6 dicas!

As promoções são recursos muito utilizados em qualquer negócio. Elas criam oportunidades perfeitas para aumentar as vendas e melhorar a lucratividade. Dependendo da estratégia, é possível se destacar e vencer os concorrentes. Com base nesses benefícios, saber como fazer promoção também é importante na feira!

Onde há produtos e clientes existe chance de montar uma oferta atrativa. Ao mesmo tempo, não basta reduzir os preços de qualquer forma, para ter sucesso no empreendedorismo para feirantes, o planejamento é a palavra-chave. Isso significa, entre outras coisas, conhecer muito bem o público e oferecer o que ele deseja comprar.

Para aprender a criar as melhores promoções, continue a leitura e veja 6 dicas imperdíveis!

1. Calcule o preço correto para cada produto

O primeiro passo de como fazer promoção tem relação com a definição do preço. Para que ela seja atrativa, é importante que o valor seja menor do que é cobrado normalmente. No entanto, isso deve ser acompanhado de um cuidado com a margem de lucro.

Pense, por exemplo, que cada quilo de uma fruta custa R$ 3,00 com o fornecedor. Para os clientes, o preço “cheio” é de R$ 7,00, o que representa R$ 4,00 de lucro a cada quilo vendido. Se você baixar o preço para R$ 5,00, o lucro passa a ser de R$ 2,00. No entanto, diminuir para R$ 2,50 faz com que cada venda gere prejuízo.

Especialmente entre os produtos que não tiverem uma margem grande, vale tomar cuidado na definição de preços. Antes de decidir que “Quem levar 2 só paga 1”, veja o que isso significa para os custos e para os ganhos.

Coloque na ponta do lápis todos os valores e defina qual é a margem da qual não se pode abrir mão. Se um produto custa R$ 3,00 e você deseja ter um lucro mínimo de 30%, o preço não pode ser menor que R$ 3,90. Assim, dá para manter o controle.

2. Estabeleça objetivos para a ação promocional

Outro ponto importante consiste em determinar quais são as expectativas ao realizar uma promoção. Encare isso como usar um mapa para chegar a um destino. Se não souber para onde deseja ir, fica mais difícil escolher a rota certa.

Então, estabeleça os interesses de ganhos para cada ação promocional, com uma tradução em números. Especifique que a intenção é aumentar as vendas de um produto em 40% ou conseguir um faturamento de R$ 2 mil, por exemplo.

O cálculo é mais fácil do que parece. Pense que você tem 20 quilos de uma fruta que será vendida a, no mínimo, R$ 4,00. Há, ainda, 30 produtos ao preço de R$ 10,00. Isso significa que, no final, esses itens devem gerar R$ 380,00. Coloque tudo no papel e faça um acompanhamento conforme os pedidos acontecem.

Depois, você vai saber se a promoção atingiu as expectativas, o que ficou faltando ou se era possível fazer outras ofertas. Na hora de planejar a próxima ação, tudo será mais simples.

3. Cuide do aspecto visual para chamar a atenção

Depois de dar a devida atenção para essa parte burocrática do planejamento, é hora de acertar na divulgação. Esse é um fator essencial para atrair os interessados — afinal, se as pessoas não souberem que existe uma promoção, elas não vão ter a chance de aproveitar.

Uma ótima opção é apostar na estética para destacar a sua barraca e despertar a curiosidade nas pessoas. Os cartazes com informações da promoção são boas alternativas. Indique o total do desconto ou qual é o item que está com um valor mais em conta.

Mudar a “decoração” também pode ser uma boa pedida, como ao deixar os produtos em evidência. O importante é capturar o olhar de quem passa entre uma barraca e outra, pois isso gera a oportunidade de venda.

4. Aproveite datas sazonais

Para saber como fazer promoção, também é relevante entender quando realizá-la. Há momentos mais propícios, então vale a pena ficar de olho na sazonalidade para aproveitar as melhores oportunidades.

Um feirante voltado para frutas e alimentos de época pode fazer promoções de castanhas e frutas cristalizadas perto do final do ano. Já quem tiver uma barraca para a venda de peixes pode explorar o período da Páscoa para aumentar o faturamento com condições diferenciadas.

O truque é analisar quando existe uma procura grande o bastante para que, mesmo com os descontos, a lucratividade se mantenha interessante. Com o bom aproveitamento das datas, inclusive, é possível se destacar de concorrentes que não prepararam nada do tipo.

5. Capriche na persuasão

A diminuição do preço e as melhores condições são fatores muito importantes para gerar vendas. No entanto, podem não ser suficientes. Muitos clientes ainda precisam daquele “empurrãozinho extra” para que decidam pegar a carteira e levar o produto.

Ter jogo de cintura é essencial, então você tem que ser persuasivo para não perder nenhuma oportunidade. Se uma pessoa ainda não achou o desconto suficiente, ofereça um brinde ou uma condição melhor para a compra de outro produto. Se for o caso, vale até aumentar o desconto em uma negociação. Apenas não se esqueça dos valores mínimos e máximos definidos no planejamento.

Outra forma de trabalhar a persuasão é ao montar “kits” ou grupos de itens por um preço em conta. Você pode vender uma cesta de frutas da estação por um valor menor do que a soma individual. Para o cliente é vantajoso e para você é possível ganhar mais a cada “sim” obtido. Na hora de argumentar com o comprador, tente ser persuasivo.

6. Capriche no atendimento e na qualidade

A promoção determina a oportunidade de gerar maior volume de vendas e conquistar novos clientes. Quem já comprou pode ser fidelizado ao notar que há ótimas condições, enquanto novas pessoas passam a adquirir seus produtos.

Para potencializar os resultados e ter muita consistência ao longo do tempo, é indispensável caprichar no atendimento e na qualidade dos produtos. Venda apenas itens que atendam ao padrão que você sempre estabelece para a feira. Do contrário, a impressão talvez seja negativa.

Ao longo do atendimento, seja prestativo e busque atender às necessidades do consumidor — mesmo que ele não feche a compra. Com uma boa experiência para as pessoas, cada período de descontos poderá ser ainda mais bem-sucedido do que o anterior.

Saber como fazer promoção na feira é essencial para destacar a sua barraca. Com os cuidados certos, você conseguirá resultados melhores. Então, capriche na criatividade e no empreendedorismo para vender mais e saia à frente dos concorrentes.

Para ter outras dicas para conquistar o melhor desempenho, assine a nossa newsletter e receba os nossos conteúdos!

 

Powered by Rock Convert
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *