Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Caminhoneiro

Extintor pode virar equipamento obrigatório

extintor vermelho

A novela do extintor está acontecendo e você nem deve mais saber se é obrigatório ou não, afinal o projeto de lei de 2015 ainda causa muita dúvida.

Após idas e vindas, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) revogou a lei que torna o uso de extintores nos veículos obrigatório, tornando-o facultativo em carros, caminhonetes e triciclos.

A decisão dividiu opiniões, pois é um equipamento de segurança, assim como os airbags e os cintos, que salvam vidas.

É importante estar inteirado sobre esse assunto para não tomar multa.

Portanto veja agora se o extintor é ou não obrigatório.

A novela do extintor

Após ser um equipamento facultativo por dois anos, ou seja, usava quem queria pois não haveria fiscalização em cima, o PL 3404 voltou a tramitar, mas agora parece que vai sair alguma decisão.

A revogação da lei no passado deu-se pelo pouco uso dos motoristas e pela pouca distribuição.

O deputado federal Remídio Monai (PR), relator do projeto, diz que é inegável o uso do extintor pode auxiliar em caso de incêndio. Há duras críticas ao Contran, que não vê a necessidade do extintor.

Outro equipamento obrigatório que deve ser utilizado pelos caminhoneiros é a lona. Compre a sua na Loja Sansuy e evite dor de cabeça na viagem,

Segundo o Contran, as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos nos últimos anos resultaram no aumento da segurança contra incêndio.

O órgão ainda destaca que Estados Unidos, Austrália e Japão dispensam o uso obrigatório do equipamento.

Ainda segundo o órgão, o despreparo na utilização do extintor pode ser tão terrível quanto não ter o equipamento. Sua obrigatoriedade só demanda custo por parte dos motoristas, mas não há uma importância em capacitar tais usuários.

Vale ressaltar que outros tipos de veículo ainda são obrigados a rodarem com o equipamento para combater incêndios, como os caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de substâncias químicas.

Caso o fogo já esteja tomando proporções maiores, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.

Continue lendo em nosso blog e veja nossas dicas para não ser parado.

E-book: Caminhoneiro - saiba o passo a passo para se tornar um microempreendedor individualPowered by Rock Convert