Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Dicas

Erros imperdoáveis da produção gráfica

Sem querer acabamos fazendo alguns erros na produção gráfica, mas é possível evitá-los. Confira nossas dicas para criar suas peças sem cometer erros na impressão!

1. Erros imperdoáveis da produção gráfica: Exportar em RGB.

Não esqueça nunca: RGB para luz e CMYK para tinta.

Nas várias telas/mídias digitais, os pixels são a menor unidade digital de imagem. Eles podem ser formados pela junção de 4 elementos: Red, Green, Blue e a transparência (Alpha).

Na impressão, também temos 4 elementos, as tintas do CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto).

Sempre que passamos um arquivo digital para impresso, há a conversão para o CMYK. A conversão é feita de forma automática, se você não limitar a saída do arquivo para o modo de cor correto, antes da impressão.

Por isso o ideal é que crie o arquivo já em CMYK (isso vai lhe dar menos opções de edição do que o RGB), ou você mesmo faça a conversão do arquivo para CMYK antes de enviar para o cliente ou gráfica, para ter uma representação mais real do que será impresso. Apesar de vários outros fatores poderão mudar a aparência de suas cores, você está eliminando um deles.

2. Erros imperdoáveis da produção gráfica: Imagens em 72 DPI.

A resolução pode ser definida por DPI ou PPI.

Nesse caso estamos preparando um arquivo para impressão, por isso devemos usar o DPI, que é o número de pontos por polegada, medida para impressão.

3. Erros imperdoáveis da produção gráfica: Preto em C100 M100 Y100 K100.

O preto do CMYK não é forte como o preto do RGB.

Em algumas situações, você pode querer aumentar a intensidade e descobrir que o programa colocou o preto como 100% de K (preto) e 0% nas outras cores. Isso deixa uma aparência mais cinzenta do que preto.

O resultado será um preto muito mais forte. Mas você pode correr o risco de criar bolhas de tinta na sua impressão, pelo excesso de cor.

Como fazer então?

Deixe 100% no Preto e 30% Cian. Isso é chamado de Preto Calçado. Ainda assim não se compara ao preto do RGB, mas é mais seguro de ser aplicado.

 

Já falamos aqui no blog sobre Lona de PVC: 5 razões para você querer utilizá-la na publicidade

 

Você curtiu o nosso post? Então deixe seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião!

Aproveite e assine a nossa Newsletter e estar sempre por dentro das novidades e promoções.

Fonte: http://abcgraficadigital.com.br

Powered by Rock Convert