Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Mercado

Criação de tilápias é um excelente negócio para piscicultores

tilápia é o peixe mais cultivado na piscicultura brasileira. Isso se deve ao fato desse peixe ter se adaptado muito bem às águas do Brasil. A tilápia conta ainda com a facilidade da criação, pois são peixes fáceis de serem alimentados, resistentes a doenças e com boa capacidade reprodutiva.

Criação de tilápias e suas vantagens

No que diz respeito ao trato alimentar, os criadores de tilápias têm uma grande vantagem em relação aos criadores de outras espécies de peixes. Enquanto os outros apresentam uma conversão alimentar de 1,6 Kg, as tilápias apresentam uma conversão de 1,3 Kg. Isso significa em questões de lucro cerca de 300 gramas de ração economizada. Para que o produtor obtenha um quilo de carne de tilápia, ele terá de fornecer a ela 1,3 quilo de ração. Já um criador de outra espécie terá de fornecer 1,6 quilo de ração para obter um quilo de carne de seu peixe.

Outra característica desse peixe é a grande capacidade reprodutiva. Essa espécie é capaz de se reproduzir até quatro vezes ao ano, exceto no período de inverno. As fêmeas estão prontas para a reprodução a partir dos quatro meses de vida. Elas carregam os ovos protegidos dentro da boca até o momento de eclosão e quando esse momento chega nascem de oitocentos a mil peixes.

Apesar de serem peixes capazes de sobreviver em qualquer ambiente, os locais ideais para a criação de tilápias são viveiros. Em viveiros a quantidade de peixes seja equivalente à proporção de um peixe por metro quadrado. Mas, quem está começando sua criação não precisa se preocupar, pois em se tratando de tilápias, espaço não é problema.

Como alimentar tilápias

Ainda em relação ao manejo alimentar, quando se tratar de cultivos intensivos, devemos usar ração completa. Em sistemas de cultivo semi-intensivo, deve-se usar ração suplementar que terá o papel de suprir as deficiências da alimentação natural.
Aqueles que desejam iniciar uma criação de tilápias não terão muita dificuldade para encontrar alevinos para a compra. Existem muitos criadores espalhados pelo país. O investimento inicial deve ter em conta a compra dos alevinos, construção de tanques, correção da água d alimentação das tilápias.

Se você quer saber mais, conheça nosso site e confira nossos produtos de transporte e tratamento de águas.

fonte: CPT Centro de Produções Tecnicas