Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Caminhoneiro

Conheça 7 dicas para dirigir à noite!

Conduzir caminhões de grande porte não é nada fácil, principalmente quando não há mais a luz do dia. Os trabalhadores desse segmento estão sempre em busca de dicas para dirigir à noite com segurança, sem colocar em risco a carga e protegendo sua própria vida. Afinal, todo cuidado é pouco nesses horários.

Esse receio ocorre, principalmente, devido à baixa visibilidade, à má conservação das estradas e à dificuldade de conduzir cargas pesadas. No entanto, com algumas boas práticas é possível fazer viagens seguras. Entre elas, estão o cuidado com o tempo chuvoso e a direção defensiva reforçada. Veja essas e outras dicas abaixo!

1. Mantenha uma distância segura do carro à frente

A estrada à noite é escura e causa muita insegurança ao motorista. Essa falta de iluminação requer um nível de atenção muito grande, especialmente se houver a necessidade de reações rápidas. Por isso, uma das principais dicas para dirigir à noite é manter uma distância segura do carro que estiver à frente do seu.

Freadas bruscas ou a perda de controle desse condutor podem ter impactos diretos na sua viagem. Da mesma forma que você sente dificuldade em conduzir com pouca luz, os outros motoristas também têm esse problema.

Manter-se muito próximo do carro da frente reduz suas chances de evitar uma batida, por exemplo. Isso acontece porque todo veículo precisa de uma quantidade de metros para efetivamente parar.

2. Observe os indícios de chuva

A direção pode ficar ainda mais complicada e perigosa se chover. É importante manter-se atento aos indícios de mudança de tempo, já que ao percebê-los você pode se planejar para fazer pausas e retornar à viagem com o tempo melhor. A pista escorregadia dificulta muito a condução de veículos grandes e com cargas.

Ao pegar a estrada, o caminhoneiro vai passar por localidades que podem ter sido atingidas por chuvas que já cessaram. Pode ser que, ao passar em determinadas regiões, ele encontre a pista molhada por conta de uma chuva já encerrada. Por isso, além do céu, vale a atenção também na condição da estrada.

3. Mantenha luzes e faróis controlados

As luzes e os faróis do caminhão são recursos importantes para fortalecer a visibilidade dos veículos à noite. Quando cada motorista faz sua parte, o trânsito noturno se torna mais seguro para todos. Por isso, cheque se toda a iluminação do seu caminhão está em ordem, assim os outros condutores enxergam você.

Seus faróis também precisam funcionar adequadamente. Qualquer falha técnica pode resultar em graves acidentes, já que não é possível enxergar nada sem a ajuda da iluminação do caminhão e as rodovias geralmente não têm energia elétrica à disposição. Cheque tudo isso antes mesmo de cair na estrada!

4. Evite dirigir quando estiver com muito sono

Uma das mais valiosas dicas para dirigir à noite tem relação com o desgaste do motorista. Naturalmente, a parte da noite é quando o cansaço mais afeta o condutor e o silêncio pode ajudar a sonolência. Após um longo dia de estrada, o corpo começa a dar os primeiros sinais de desgaste, o que afeta diretamente a capacidade de dirigir com segurança e atenção.

Ao sentir sono, pare imediatamente de dirigir! Tentar lutar contra o desgaste natural do seu organismo é uma briga perdida e que pode ter consequências sérias. Um cochilo pode resultar na perda do controle, causando colisões, capotamentos e até mesmo a invasão de outras pistas. O caminhoneiro coloca em risco a sua e outras vidas, além da integridade da carga.

5. Dirija em velocidade controlada

Caminhões são veículos de grande porte e com mobilidade reduzida, o que dificulta o controle em altas velocidades. Por mais que algumas estradas permitem andar mais, exagerar no acelerador, especialmente à noite, é assumir um risco que não vale a pena. É melhor se planejar e chegar a tempo com calma do que expor você e outros motoristas com altas velocidades.

Mantenha sempre um limite equilibrado, que não tenha impacto direto na sua capacidade de controlar o caminhão. Quanto maior a velocidade obtida, menos manejo do veículo você terá. Além dos riscos de acidentes, a carga tende a sofrer mais com os impactos. Isso pode resultar em prejuízos para a transportadora e para o motorista.

6. Mantenha o cuidado nas curvas

Curvas acentuadas são muito comuns em algumas rodovias no Brasil. Se normalmente elas já são perigosas à luz do dia, não se deve duvidar de como esse perigo aumenta sem a iluminação adequada. O principal cuidado é reduzir a velocidade e entrar com todo cuidado e atenção, sem dar chance para qualquer descuido.

Carretas mais longas são mais difíceis de conduzir no movimento de curva, e as condições do dia podem fazer da situação ainda mais complicada. Ir mais devagar dá maiores chances de reação ao condutor, especialmente se outro carro surgir sem a devida iluminação. Todo cuidado é pouco, especialmente com carretas extensas.

7. Reforce sua direção defensiva

Ao dirigir à noite, não basta somente ter cuidado com a forma com que você dirige. É fundamental também se proteger de outros motoristas. No período noturno, além das condições ruins da pista e de visibilidade, ainda aumenta a ocorrência de motoristas sonolentos, alcoolizados e com dificuldade de condução de seus veículos.

A direção defensiva é a melhor forma de se proteger de qualquer imprevisto durante as viagens nas estradas. O cuidado deve ser redobrado não só com as suas maneiras no volante, mas também sempre com atenção nos outros veículos. Durante a noite, vale aquela velha máxima das estradas: é preciso dirigir por si e também pelos outros!

Essas 7 dicas para dirigir à noite são o início de bons hábitos nas estradas durante esses períodos. Esteja sempre atento a movimentações suspeitas, já que a carga está sempre em risco. Ao parar, seja para descanso, seja para manutenção, busque um lugar confiável, movimentado e iluminado. Proteja-se sempre!

Trocar de caminhão está sempre na mente dos motoristas. Você já pensou em comprar um veículo usado? Saiba mais sobre esse assunto e veja alguns detalhes importantes antes de tomar a sua decisão!

 

 

E-book: Caminhoneiro - saiba o passo a passo para se tornar um microempreendedor individualPowered by Rock Convert
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *