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Entenda a importância da comunicação visual para o posto de combustível

Lona para comunicação visual

Parar em um posto de combustível uma vez por semana, quinzenalmente ou ao menos uma vez ao mês já se tornou algo comum para a maioria dos brasileiros. E justo por se tratar de uma ação rotineira, os consumidores podem observar várias vezes os detalhes da comunicação visual que o posto apresenta.

Não é por acaso, portanto, que os gestores de marketing e administração de postos de combustíveis devem investir em estratégias visuais que encantem o consumidor e passem todas as informações necessárias sobre promoções e pontos de entrada, saída e permanência, por exemplo.

Acompanhe as próximas informações, e entenda melhor:

Comunicação básica

De modo primário, um projeto visual para postos de combustíveis deve contemplar os seguintes elementos: totens e testeiras infláveis, placas de preços, demarcação da área de abastecimento e banners promocionais.

Trata-se do material “básico” para garantir que o consumidor identifique rapidamente os preços e as áreas pelas quais ele deve entrar, permanecer e sair.

É importante ressaltar que cada um destes elementos deve ter a aparência de “novo”, com cores vívidas e letras e números claros.

Isso porque materiais velhos e desgastados podem passar uma péssima impressão para o consumidor, fazendo com que ele busque um concorrente mais comprometido e preocupado com a sua comunicação  visual.

Combinação de cores

É impossível falar em comunicação visual sem citar o conceito de harmonização de cores.

Elementos publicitários, uniformes de funcionários, tapetes, testeiras, painéis entre outros ornamentos devem estar em total “sintonia” de tons para que a identidade da marca não seja vista de forma distorcida.

Por isso, é fundamental que as peças de comunicação visual e merchandising sejam criadas por um designer especializado, uma vez que somente este profissional poderá garantir uma perfeita harmonização de cores desde a fase de projeção até a confecção das peças.

O mesmo vale para as estruturas arquitetônicas do ponto de venda: se não houver sintonia de cores, formas e funcionalidade, a imagem da entrada e saída do posto pode ganhar um aspecto negativo.

Na dúvida, é aconselhável buscar o auxílio de um arquiteto.

Atenção à experiência de compra

Quando o objetivo é surpreender o consumidor e aumentar a competitividade do posto de combustível, os gestores devem investir não só nos elementos básicos de comunicação visual, mas também em estratégias que tornem a experiência de compra mais agradável e geram mais valor.

Suponhamos que, ao chegar a um posto para abastecer, o consumidor descobre que pode ganhar futuros descontos com um cartão de fidelidade oferecido de forma gratuita.

Evidentemente, as chances de que ele retorne ao local e recomende-o para amigos serão muito maiores a partir de então.

Ofertar recompensas como um copo de água mineral após o abastecimento ou uma lavagem do veículo também pode ser interessante para criar um “pacote de valor” e incitar o retorno do cliente.

A importância da comunicação visual para postos de combustíveis fica clara, por fim, quando consideramos a concorrência cada vez mais acirrada do setor.

Assim, quanto mais investimentos forem feitos para encantar os olhos do cliente, maiores serão as taxas de retorno em atração e fidelização.

(Fonte: ARXO)

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