Carregando, por favor aguarde
Newsletter
Assunto

Caminhoneiro

Como economizar combustível durante a viagem

como-economizar-combustivel-durante-a-viagem

Apesar da baixa mundial no preço do petróleo no Brasil ainda é caro e segue aumentando cada vez mais, e isso faz com que a necessidade de economizar combustível seja ainda maior.

Desligue o motor sempre que for puder

Você sabia que deixar o motor ligado por mais de 10 segundos sem sair do lugar gasta mais combustível do que se você desligasse e ligasse novamente?

Sim, os motores consomem combustível em uma intensidade muito maior quando estão parados.

“De acordo com o Departamento de Transporte dos Estados Unidos, 6,7% de todo o combustível que os caminhoneiros americanos gastam por ano são fruto do tempo em que o motor fica ligado por mais de 10 segundos no mesmo lugar”.

Planeje toda a sua rota

A ideia aqui é reduzir o máximo o tempo de estrada, congestionamento e a distância entre a saída e o destino. Para isso, existem GPS, Waze e sistemas de roteamentos automatizados.

Saber a estrada é importante, mas mais importante é proteger sua carga com uma lona de qualidade. Clique aqui e compre hoje mesmo sua lona na Loja Sansuy com segurança.

Use o freio motor

Se você, assim como a maioria dos caminhoneiros, gosta de descer a ladeira em “ponto morto”, é bom perder esse hábito.

O que acontece é que, além dessa prática dificultar e muito o controle do veículo e acionamento do freio, você ainda estará queimando mais combustível do que o necessário.

Mas os malefícios não param por aí. Frear na “banguela” pode danificar gravemente a sua caixa de transmissão por falta de lubrificação e, além disso, o veículo quando está em “ponto morto” se comporta como se estivesse em marcha lenta, e essas marchas consomem mais combustível do que as outras.

Para finalizar, saiba que algumas marcas já fabricam os seus caminhões sem a injeção de combustível no acionamento do freio. Isso quer dizer que você não gasta nada quando freia, a não ser as pastilhas.

Gostou dessas dicas? Leia também como não ser parado pela PRF.