Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Peixes

Como criar camarões de água doce em tanques

Os camarões de água doce são criados em tanques bem semelhantes à criação de peixes.

Os tanques são como piscinas, com água potável abastecida por meio de bomba de água. Os tanques precisam estar ligados a um encanamento estratégico e com escoadouro para saída de dejetos.

O ideal é que o tanque tenha capacidade para até 12 camarões por metro quadrado. Isso gera uma alta lucratividade. Muito mais do que esse número, será inviável controlar a qualidade do crustáceo para a venda e também para manter a limpeza do local.

A estrutura varia muito de acordo com o porte da criação e das características do terreno, podendo ser utilizados diversos tamanhos, desde que possuam renovação de água e drenagem adequadas.

Como usar os Viveiros

Recomenda-se a utilização de viveiros com pelo menos 100 m² e com tubulação de entrada de água de pelo menos 4′ (100mm) e de saída (drenagem) de pelo menos 10′ (250mm). A profundidade média recomendada é de 1,5m.

Para o sucesso da criação, é fundamental que o viveiro seja construído de maneira adequada, com uma compactação do fundo, sem poças e com declive de 5% a favor da drenagem. Para a retirada dos camarões no final do cultivo, é necessário que o viveiro seja totalmente drenado.

O ideal é que o empreendimento seja feito em sítios ou em fazendas próprios para a atividade, em local com bastante espaço e área livre ao redor para suprir necessidades com o transporte para a venda e empacotamento em gelo.

Crie os camarões ao ar livre

Os camarões podem ser criados ao ar livre ou em áreas cobertas. Em locais com grandes criações, são construídas piscinas com, em média, um metro e meio de profundidade. Essa opção pode ser uma segunda etapa, somente quando o investimento já estiver dando lucros.

A maioria dos criadores prefere investir em uma criação de camarão com estrutura semi-intensiva, ou seja, com viveiros de fundo natural, retangulares, com circulação de água por meio de bombeamento. Tal estrutura a ser montada fica em torno de R$ 8 mil. É preciso ainda respeitar os limites da espécie quanto à luz solar. Alguns camarões não gostam de água iluminada e nem quente demais. O ideal seria manter o viveiro a uma temperatura constante de 25º C.

Confira nossas dicas e veja nossos materiais no site: https://lojasansuy.com.br/aguaeconsumo/piscicultura-15/c