Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Feirante

Como conservar frutas em sua feira? Te ensinamos!

como conservar frutas

Se tem alguma coisa que todas as pessoas esperam e procuram em feiras, são as frutas frescas e bem-conservadas. Neste artigo, vamos mostrar como conservar frutas e atingir a expectativa dos seus clientes!

Quando se trabalha em feiras, as frutas ficam em temperatura ambiente e em exposição natural. Nessas condições, o tempo até que alguns produtos apodreçam é extremamente curto. Confira o período comum de preservação de algumas frutas:

  • maçãs: de 2 a 4 semanas;
  • bananas: de 2 a 4 dias;
  • uvas: de 3 a 5 dias;
  • limões: de 2 a 4 semanas;
  • morangos: de 1 a 2 dias;
  • tomates: de 5 a 7 dias.

Com isso, é essencial que sejam tomados vários cuidados na conservação e na exposição das frutas. Por tal razão, listamos logo abaixo algumas dicas de como conservar frutas. Confira!

Tenha atenção a frutas guardadas juntas

Algumas frutas quando maduras emitem gás etileno, como bananas, melões, mangas, entre outras. Esse gás acelera o processo de amadurecimento de outras frutas e verduras, como maçãs, berinjelas e cenouras.

Com isso, é melhor que as emissoras de tal gás sejam guardadas, estocadas e expostas separadamente dos outros alimentos, para manter o tempo útil deles.

Não coloque todas as frutas na geladeira

É comum que as pessoas pensem que colocar os alimentos na geladeira vai mantê-los conservados e frescos por mais tempo.

No entanto, algumas frutas, como maçãs, bananas, peras e melões, retêm seus nutrientes por mais tempo e são preservadas em temperatura ambiente.

Não lave os alimentos antes de guardá-los

A maior parte das frutas e verduras, mesmo de fontes orgânicas, podem conter vários agrotóxicos que são prejudiciais à saúde. Isso faz com que a lavagem de alimentos antes do consumo seja essencial.

No entanto, embora a higienização correta dos alimentos antes do consumo seja importante para eliminar agrotóxicos, lavá-los com água antes de guardá-los pode ser prejudicial.

A grande parte das frutas e verduras tem uma camada protetora danificada na lavagem, o que acelera o processo de apodrecimento. Com isso, a higienização pré-armazenamento nunca deve ser feita com água, mas com toalhas e guardanapos de papel.

Evite a conserva em locais úmidos

Várias frutas, se armazenadas ou expostas em locais muito úmidos, podem ficar extremamente suscetíveis ao surgimento de fungos e bactérias.

Caso a lavagem dos alimentos seja necessária antes da exposição na feira, é essencial que eles sejam secos logo em seguida para evitar a umidade. Na armazenagem, é interessante utilizar toalhas de papel no fundo dos potes ou caixas para absorver a umidade presente nos recipientes.

Proteja sua barraca com lonas

Poucas coisas podem ser mais prejudiciais a uma feira do que a chuva e outras mudanças climáticas. Além de diminuir imensamente o número de potenciais clientes, chuvas danificam as frutas em exposição e umidificam a área, aumentando a chance de fungos e bactérias.

Com isso, é interessante considerar o investimento em lonas protetoras, que vão manter seus produtos secos e gerar um pequeno abrigo para seus clientes (e talvez algumas vendas a partir disso!)

É também essencial que os alimentos sejam expostos de maneira correta na feira. A apresentação não é apenas um fator que interfere na qualidade dos produtos oferecidos, mas também afeta intensamente as vendas da sua feira.

Nunca deixe alimentos podres em exposição

Se perceber que alguma fruta está começando a apodrecer ou chegando próxima do final da sua vida útil, retire-a. Uma única peça com aspecto podre, feio, sujo ou desagradável já diminui bastante o interesse de potenciais consumidores.

É ainda pior se alguém comprar sem perceber um defeito. Isso faz o consumidor se sentir enganado e desinteressado em comprar novamente com você. Afinal, gera a imagem de que você não se importa com a qualidade dos seus produtos e a saúde dos seus clientes.

Além disso, ter frutas apodrecendo em exposição pode contaminar as outras próximas, o que faz com as peças saudáveis estraguem mais rapidamente e você perca todo um lote de bons produtos.

Aposte na estética

Alimentos como um todo têm um forte apelo visual para os consumidores. Frutas com uma boa aparência, com cores vibrantes e bem-dispostas, podem influenciar imensamente a intenção de compra das pessoas.

O aspecto visual é tão relevante que pode instantaneamente despertar um desejo até em quem não procurava por frutas. Embora os consumidores geralmente planejem suas compras de frutas e verduras com antecedência, eles são facilmente influenciados por alimentos que lhes chamem a atenção.

As pessoas são muito atraídas por vitrines cheias e vibrantes. Com isso em mente, organizar as suas frutas para que as cestas expositoras estejam sempre cheias garante que a sua barraca chame muito mais a atenção. E reabasteça as cestas com frequência para manter esse efeito de abundância!

Organize suas frutas de maneira que fiquem esteticamente agradáveis e chamativas. Uma boa ideia é usar as cores fortes e vibrantes a seu favor, para que a sua barraca chame a atenção de todos que estiverem passando pela feira. No entanto, lembre-se de separar frutas, como bananas e maçãs, como comentamos, para evitar o apodrecimento!

Preocupe-se com a disposição dos alimentos

Inove na disposição dos alimentos! Em feiras, a maior parte das barracas de frutas e produtos naturais organizam as suas cestas na mesma disposição.

Pensar em layouts atrativos, como semicírculos ou em linhas verticais voltadas para o público, não apenas atrai o olhar das pessoas na sua direção, como ainda chama muito mais a atenção para os seus produtos.

Se você oferece produtos diversos, os seus clientes podem ficar perdidos e confusos quando procurarem algo específico. Com isso, é essencial que você organize os seus alimentos por categoria em prol de facilitar a visualização para os consumidores.

Caso tenha algum produto em promoção, não deixe de dispor as cestas para que ele chame mais atenção! Se esse alimento não tiver nenhum tipo de destaque visual, o preço pode não ser o suficiente para atrair o olhar das pessoas.

Este conteúdo foi útil e você conseguiu aprender mais sobre como conservar frutas? Então não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Powered by Rock Convert
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *