Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Feirante

Como as mudanças climáticas podem prejudicar as vendas na feira?

mudanças climáticas na feira

As mudanças climáticas podem ser consideradas como uma das principais preocupações de quem trabalha em feiras ou em qualquer outro lugar aberto, pois influenciam diretamente a venda e podem ser responsáveis pela perda de mercadorias.

Fatores como ventos fortes, chuvas ou sol escaldante são apenas alguns exemplos que precisam ser contornados. Para evitar esse tipo de situação, alguns cuidados são necessários, como preparo do profissional e materiais de boa qualidade para auxiliar no armazenamento dos produtos e minimizar os prejuízos decorrentes do clima.

Pensando nisso, trouxemos um post com tudo que você precisa saber sobre os impactos das mudanças climáticas nas vendas da feira e como minimizá-los. Confira!

Afinal, qual o impacto das mudanças climáticas?

As mudanças climáticas influenciam diretamente a vida de quem trabalha a céu aberto, como acontece no caso dos feirantes. Embora existam diversos tipos de tecnologias que ajudam a ter uma base de como o tempo estará, é impossível ter total certeza dessas informações, assim como não é possível impedir que alguns imprevistos aconteçam e nem deixar de trabalhar, pois isso significa prejuízo.

Para alguns, essas mudanças podem até não fazer tanta diferença — a não ser na hora de ir para casa, por conta do transporte, que pode ser prejudicado devido a chuvas inesperadas —, mas para quem trabalha diretamente com feiras, qualquer alteração climática pode significar uma enorme perda.

As mudanças no clima afetam tanto a vida do trabalhador, que fica exposto ao tempo o dia inteiro, quanto as vendas. Por isso, é de suma importância tomar alguns cuidados básicos, assim como contar com uma boa estrutura para evitar que o sol forte e o calor excessivo estraguem os produtos ou até mesmo que as fortes chuvas levem embora a mercadoria.

O que fazer para diminuir esse impacto?

Infelizmente não há nada que possa ser feito para impedir as mudanças climáticas. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados para diminuir os impactos desses episódios. Esses cuidados envolvem desde o armazenamento correto das mercadorias até o tipo de material que você utiliza para montar a estrutura da sua feira.

Alguns pontos merecem maior atenção para garantir a qualidade do serviço e evitar que imprevistos prejudiquem suas vendas. Para deixar ainda mais simples o entendimento, reunimos abaixo as principais práticas que podem ajudar você a evitar problemas. Confira!

Armazene a mercadoria adequadamente

O armazenamento da mercadoria é extremamente importante para garantir a qualidade e a integridade dos produtos. É preciso ficar atento quanto às particularidades de cada produto, protegendo do sol, calor excessivo e umidade, principalmente quando ele for armazenado em caixas de papelão.

Tenha em mente todos os cuidados básicos. Confira os produtos que precisam de refrigeração e os mais delicados, por exemplo, que podem amassar em casos de chuvas inesperadas, em que você possa ter que recolher tudo com rapidez,

Além disso, é preciso ter uma boa cobertura na barraca para que os itens não fiquem expostos ao sol, correndo o risco de estragar. Por isso, invista na armazenagem correta para evitar perdas desnecessárias e facilitar o manuseio durante a feira.

Organize os produtos de forma prática

Outro ponto muito importante é a organização dos produtos. É preciso que a mercadoria esteja armazenada de maneira prática para a reposição e para que ela seja guardada com rapidez em casos de imprevistos, como chuvas repentinas.

Trabalhar em feiras significa ter que lidar com situações inusitadas todos os dias, momentos que exigem agilidade, organização e pensamento rápido para minimizar possíveis estragos. Por isso, priorize uma logística estratégica.

Tenha sempre um padrão de organização e a certeza de que todos os colaboradores têm o conhecimento necessário e respeitam as regras. Dessa forma, será bem mais simples lidar com as adversidades do dia a dia.

Utilize materiais de qualidade

É indispensável que os materiais utilizados na sua estrutura sejam de qualidade, principalmente quando o assunto é a lona. Ela será responsável por diminuir a incidência do sol, deixar o ambiente mais fresco e proteger as mercadorias das chuvas.

Por isso, é preciso ficar muito atento aos materiais utilizados para garantir a segurança não só dos seus produtos, mas também dos trabalhadores. Veja esse gasto como um investimento, pois ele será a base para que seu trabalho se torne possível.

Ignorar esse ponto pode ser um enorme erro, pois a manutenção dos materiais terá que ser feita com muito mais frequência, encarecendo bastante um fato que poderia ter sido facilmente evitado.

Garanta o bem-estar de seus funcionários

Esse é um ponto que passa despercebido pela maioria das pessoas, embora seja um dos principais fatores para garantir o bom funcionamento do seu negócio. Com as mudanças climáticas, é comum que alguns funcionários se sintam mal, já que não tiveram tempo de se acostumar com essas oscilações, e isso também prejudica — e muito — suas vendas.

Mais uma vez, destacamos a importância de uma cobertura adequada para sua barraca, que proteja do sol direto e das possíveis chuvas. Assim você garante o bem-estar de seus colaboradores, focando todos os esforços no trabalho e nas vendas.

Uma lona de qualidade proporciona o melhor ambiente para sua mercadoria, seus funcionários e os clientes. Afinal, os consumidores também desfrutam desse cuidado enquanto escolhem seus produtos ou se abrigam do mal tempo. Não ter essa atenção pode dar margem para o fortalecimento de seus concorrentes, principalmente tratando-se de feiras, onde é costume ter muitas opções em um mesmo lugar.

Ao longo deste artigo, você pôde conferir informações valiosas sobre as mudanças climáticas, suas consequências e o que fazer para evitá-las — ou pelo menos diminuí-las. Lembre-se de que alguns investimentos podem prevenir perdas e ajudar na manutenção e no crescimento do negócio. Portanto, eles devem ser levados em consideração na hora de preparar o orçamento.

Muitas vezes, optar por soluções mais baratas pode ter consequências futuras muito prejudiciais para o seu negócio. Então, faça sempre um bom planejamento e estabeleça prioridades que merecem maior atenção e investimento, para evitar problemas e gastos que não estavam previstos.

Gostou do post sobre mudanças climáticas que podem prejudicar as vendas na feira? Então curta agora mesmo nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos interessantes!

Powered by Rock Convert