Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Caminhoneiro

CNH digital será implantada em 2018

cnh-digital-sera-implantada-em-2018

A nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) digital será implantada possivelmente antes de fevereiro de 2018.

Os DETRANs (Departamentos Estaduais de Trânsito) começarão a emitir ainda este ano a nova documentação para motoristas interessados, sendo obrigatório para todos os órgãos estaduais a emissão a partir de 1º de fevereiro.

Além da obrigação do documento, os caminhoneiros precisam ter uma lona de qualidade. Clique aqui e compre com segurança na Loja Sansuy.

O que é preciso para tirar o novo documento ?

A CNH digital deverá ser obtida por meio de um aplicativo, disponíveis para Android e IOS, a partir de fevereiro.

Após baixar o aplicativo, o motorista terá que optar entre usar um certificado digital (pago), para fazer todo o processo pela internet, ou ir até um posto do DETRAN para se cadastrar.

É preciso fazer cadastro no Portal de Serviços do DENATRAN. O usuário fará o “login” no aparelho que utilizará a CNH digital. Neste primeiro acesso, será gerado um PIN (código) de segurança, criado para poder visualizar os documentos.

A CNH-e só poderá ser emitida para quem tem a nova carteira de habilitação, com QR Code, um código específico para ser lido por aparelhos eletrônicos que existe nas carteiras de habilitação emitidas desde maio último.

Quanto custará?

O DENATRAN diz que a cobrança de possíveis taxas para emissão do documento ficará a cargo dos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANS).

São eles que determinam atualmente os valores das taxas da CNH impressa, que variam de estado para estado.

CNH impressa vai existir?

O documento será opcional, para quem tiver interesse em ter o documento no smartphone. A carteira impressa continuará a ser emitida normalmente nos padrões atuais.

O documento terá a mesma validade jurídica podendo ser apresentado a oficiais em caso de necessidade. Ele vai ser transmitido ou exibido pelo celular ou outro aparelho eletrônico através de um aplicativo.

O Conselho afirma que até o dia 1º de fevereiro o novo documento será implantado a nível nacional.

Fonte: G1

Agora que você conhece a CNH digital, não deixe de conferir como economizar combustível durante as viagens na Loja Sansuy Blog!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert