Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Mercado

Captação de água de chuva: Vantagens e cuidados necessários para o uso da cisterna

Poupar água é importante? Segundo relatório da ONU feito em 2015, a escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050. Ou seja, trabalho e dedicação serão necessários para garantir água potável e segurança alimentar para todos. Aprenda a captar água de chuva.

O que é uma cisterna?

Também conhecida como algibe, é um reservatório que recolhe a água da chuva e a armazena para uso doméstico geral, ou seja, é um sistema de reaproveitamento de águas pluviais de baixo custo que faz a captação da água para usos restritos no ambiente doméstico. É uma das melhores alternativas quando o assunto é economizar água.

Ela funciona da seguinte maneira: a água da chuva é levada pelas calhas a um filtro, que eliminará mecanicamente impurezas, como folhas ou pedaços de galhos. Um freio d’água impede que a entrada de água na cisterna agite seu conteúdo e suspenda partículas sólidas depositadas no fundo.

Por ser água da chuva, a água obtida não é potável, por isso não é boa para consumo humano. Porém, pode ser usada nas tarefas domésticas como lavar a calçada e até no vaso sanitário.

Muitas cisternas são enterradas para evitar a incidência de luz solar e, por conseguinte, a proliferação de algas e outros micro-organismos. Entretanto, existem modelos de cisternas que não necessitam ser enterradas, diminuindo o custo da obra.

Salientamos que é necessário a instalação de filtros na sua cisterna. Caso contrário, os riscos de contaminação podem ser muito grandes.

Vantagens

  • É uma atitude responsável, pois reaproveita a água da chuva, diminuindo sua pegada hídrica;
  • Pode ser instalada em qualquer ambiente: rural ou urbano, casa ou apartamento;
  • Representa uma economia de 50% na conta de água;
  • Possui diferentes capacidades de acordo com as suas necessidades – desde mil litros até 16 mil litros;
  • Ajuda em tempos de crise hídrica;
  • Pode-se criar uma cultura de sustentabilidade ecológica nas construções, o que poderá garantir uma cisterna em cada casa construída no futuro.

Alguns outros cuidados a se tomar quando for cuidar do seu sistema de captação

De acordo com o SIAS, não recolha as primeiras águas da chuva, pois podem conter sujeiras do telhado e, por isso, deve ser instalado um dispositivo que permita desviar as primeiras águas;

Deve ser bem vedada, longe dos raios do sol ou de detrimentos de animais, assim impede-se a proliferação de algas.

Se você quer saber mais, conheça nosso site e confira nossos produtos de transporte e tratamento de águas.

fonte: www.brumadourgente.com.br