Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Negócios

Birô de impressão: por que usar matéria-prima de qualidade?

Com a alta tecnologia disponível e menor barreira de entrada para novos negócios, novas empresas têm crescido cada vez mais no mercado. O preço, que antes era considerado como principal diferenciação, hoje está mais equilibrado.

Isso não seria diferente no setor gráfico e, dessa forma, para que um birô de impressão possa se destacar é necessário usar matéria-prima de qualidade.

Hoje, o cliente é muito mais exigente pois possui um leque de opções de fornecedores muito grande. Com isso, as gráficas que não prezem por um bom resultado estarão fadadas ao fracasso. A qualidade do material escolhido e a atualização do maquinário interferem diretamente nisso pois são pilares essenciais para um melhor resultado.

Desse modo, separamos nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Para não perder nenhum detalhe continue a leitura.

O que é necessário para oferecer um serviço de qualidade aos clientes?

Para que um serviço seja feito com extrema qualidade é preciso garantir com que os materiais utilizados para produzi-lo tem também boa procedência, assim como o maquinário utilizado.

Algumas empresas optam por fornecedores que ofereçam produtos mais baratos mesmo que não atinjam a melhor performance possível. É necessário ter em conta que isso impactará diretamente na sua produção, resultado, apresentação do serviço e satisfação do cliente.

Produtos específicos, no entanto, fazem muita diferença para garantir que o resultado seja o melhor possível, como é o caso das tintas. Ela pode ser solvente, látex, ecossolvente, à base d’água etc. Para garantir que utilize uma boa opção, entenda bem o tipo de trabalho requerido pelos seus clientes e, então, faça o investimento.

Outros materiais também são muito relevantes para garantir um bom serviço, tais como  suportes para impressão, tecido, lonasbanners, metal, painéis, PVC, colas, grampos etc. Esses produtos fazem diferença não só no resultado, mas na redução do tempo de produção.

Qual a importância de ter um maquinário atualizado e em perfeitas condições?

Um dos principais pontos a serem discutidos na importância de um maquinário bem atualizado e qualidade da matéria prima que utiliza é que você pode estar perdendo dinheiro caso não invista em ambos.

Algumas impressões mais complexas ou, até mesmo, as mais simples, podem sair com falhas ou defeitos, fazendo com que a gráfica tenha que repetir a impressão, reduzindo seu lucro.

Mesmo parecendo que não, o investimento em máquinas tecnológicas e bons fornecedores é o tratamento mais adequado e barato do que investir em novas impressões ou consertos diários, que causam, ainda por cima, maiores contratempos. Tais contratempos acabam culminando em:

  • prejuízo na compra;

  • desperdício de tempo trabalhado pela máquina e funcionários que a operam;

  • perda de outras matérias-primas;

  • perda de capital;

  • atraso nas entregas;

  • redução das vendas.

Quais as dicas para escolher bons maquinários e materiais?

Algumas práticas são importantes para garantir que sua empresa consiga não só comprar boas máquinas e materiais, mas também como mantê-los. Confira!

Considere as necessidades dos clientes

Se o seu cliente é uma grande empresa que precisa de outdoors ou painéis publicitários, por exemplo, é normal que a exigência sobre a qualidade seja muito grande. Para que você seja escolhido como fornecedor principal é necessário que entenda suas necessidades e invista em melhorias pensando na satisfação dele pois, desse modo, será muito mais fácil com que ele se torne fiel.

Planeje as compras

Planejar as compras é um dos passos essenciais para garantir bom maquinário e matérias primas pois é possível fazer uma pesquisa exata do que você necessita, a quantidade e então, ir para a próxima dica, que é buscar bons fornecedores.

Procure bons fornecedores

A partir do momento em que você seleciona todos os fornecedores possíveis e cria um diálogo em que ele possa entender suas necessidades, a parceria gera resultados positivos para ambos.

Por isso, não escolha somente por preço ou por qualidade, mas por uma empresa que consiga equilibrar bom material, preço e bom atendimento para em qualquer eventualidade poder ser sanado com rapidez.

Além disso, se possível, busque referências no mercado, pois comentários de outros clientes podem ajudar em sua decisão final.

Busque tecnologia atualizada

A não ser que o serviço que você costume fazer seja extremamente simples, o ideal é que seu birô de impressão ou grafíca busque por maquinários com tecnologia avançada. Além de reduzirem o tempo de produção e garantirem uma melhor qualidade ao serviço final, poupará ao time de produção menos erros.

Visite feiras do ramo gráfico

Feiras do ramo gráfico são uma ótima opção para você se manter atualizado sobre o que há de novo no mercado, ver pessoalmente como funciona a produção e conseguir contato direto com vendedores. Além disso, tais feiras costumam dar descontos especiais, sendo uma ótima opção para quem quer investir em maquinários novos com um preço que caiba no bolso.

Faça inspeções

Fazer inspeções periódicas ajuda com que você possa perceber se a máquina ou material escolhido têm algum tipo de problema específico ou aleatório, ajudando com que caso exista, seja logo reparado e trocado por outro.

Você pode começar as inspeções assim que os materiais chegam na sua gráfica, verificando se todos os produtos vieram conforme o pedido etc. Além disso, sua equipe pode realizar testes que comprovem a qualidade do que foi comprado ou se atende os requisitos da fábrica.

Manter um maquinário atualizado e ao utilizar matéria prima de qualidade faz com que a satisfação dos clientes seja maior uma vez que o produto atenderá mais fielmente às suas expectativas. Consequentemente, é possível que se tornem leais ao seu birô, comprando mais e aumentando seus lucros.

É extremamente importante que seu birô de impressão utilize matéria-prima de qualidade e mantenha as máquinas atualizadas, pois esses fatores interferem diretamente na qualidade do produto final.

Por isso, lembre-se de considerar as necessidades dos clientes, planeje bem suas compras e procure bons fornecedores. Assim você garantirá o melhor resultado e a satisfação da clientela!

Agora que você sabe mais sobre o porquê de usar matéria prima de qualidade em seu birô de impressão, não deixe de conhecer as 4 tendências de impressão em grandes formatos!

 

Powered by Rock Convert
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *