Carregando, por favor aguarde
Newsletter
Assunto

Caminhoneiro

5 dicas para os amortecedores do seu caminhão

Os amortecedores são peças do sistema de suspensão, responsáveis pelo contato dos pneus com o solo, garantindo estabilidade ao caminhão.

Um sistema de amortecedores funcionando em bom estado garante melhor dirigibilidade ao motorista, o que é essencial.

É  necessário checar o estado do veículo, principalmente seus amortecedores, que quando gastos são um perigo não só ao motorista e à carga, mas também às pessoas que trafegam na rua lado ao lado com o caminhão.

Listamos 5 itens que merecem sua atenção:

Bom amortecedor = boa estabilidade

Um amortecedor gasto reduz a aderência dos pneus ao solo, provocando falta de estabilidade e controle de direção. Nesses casos, a ineficiência do componente, em pistas molhadas, pode causar aquaplanagem.

Barulhos indicam perigo

Sempre que determinada peça no caminhão começa a fazer barulho, pode apostar que algo não está funcionando bem.

Sempre que você notar a presença de barulhos, saiba que trata-se dos primeiros sintomas de problema de funcionamento.

Pode ser que não haja nem barulho, mas solavancos.

Balanços excessivos na carroceria

Às vezes, pode ocorrer de amortecedores gastos provocarem vibração excessiva dentro da carroceria. Trata-se de uma vibração que se acentua consideravelmente em lombadas, valetas e buracos.

O balanço excessivo pode derrubar sua carga na pista. Visite aqui a Loja Sansuy e compre sua lona hoje mesmo!

É importante que o motorista atente-se a esse tipo de coisa, pois, se o problema não for reparado, podem ocorrer danos maiores a longo prazo.

Problemas com os pneus

Quando o amortecedor está em péssimo estado de conservação, é óbvio que os pneus começarão a apresentar problemas – afinal, é o amortecedor a peça responsável pelo contato da mola com o solo.

Quando esse tipo de problema se estende por muito tempo, seu caminhão pode começar a apresentar problemas na banda de rodagem dos pneus.

Problemas de amortecedores facilitam acidentes

Já foi comprovado que amortecedores com 50% de desgaste aumentam em até 1,80 m a distância de freio a uma velocidade de apenas 60 km/h. Isso de acordo com carros; em caminhões as coisas podem ficar piores, por serem mais pesados.

Essa pesquisa nos dá uma ideia, então, de que quanto maior a velocidade, maior será também a distância de parada do veículo. Isso pode vir a colocar a vida de pessoas em risco.

A vida útil de um amortecedor varia muito de modelo para modelo, de marca para marca, e, principalmente, pelo modo com o caminhão é utilizado.

Apesar disso, é importante verificar os amortecedores a cada 10.000 quilômetros, mais ou menos. Ou conforme orientações do fabricante.

E não se esqueça de seguir essas nossas dicas. Elas podem te ajudar… e muito!

Confira também algumas dicas sobre o desgate de seu pneu nas viagens.