Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Feirante

Afinal, como atender um cliente da melhor forma na feira?

como atender um cliente

Saber como atender um cliente já deixou de ser um diferencial para se transformar em algo cada dia mais especializado. Além de produtos e serviços com experiências memoráveis, as pessoas esperam algo mais também no atendimento.

Quem trabalha no comércio normalmente domina tudo sobre o produto ou serviço oferecido, seus benefícios e vantagens. Porém, nada disso faz muita diferença se a pessoa que atende não tiver empatia. O consumidor gosta de ser tratado com educação, simpatia e leveza.

Neste post, abordaremos algumas estratégias de atendimento e sua influência no mercado como um caminho mais assertivo para fazer o seu negócio caminhar rumo ao sucesso. Acompanhe e saiba mais!

Conheça o seu cliente

Para saber como atender um cliente de forma satisfatória, é preciso conhecê-lo bem, compreender suas dores e motivações de compra. Uma saída eficiente para isso é fazer pesquisas sobre o seu público de interesse, colocar-se no lugar dele e, assim, traçar um plano de ação para encantá-lo no momento oportuno.

Uma busca detalhada pelo perfil das pessoas por meio de formulários on-line ajuda a antecipar o tratamento que deverá ser dispensado a elas. As pesquisas podem ser feitas periodicamente e, também, presencialmente. Afinal, o público também pode renovar-se e diversificar-se de tempos em tempos.

Saiba identificar suas reais demandas, com perguntas, oferecimento de serviços ou produtos, e fique sempre disposto a solucionar qualquer tipo de insatisfação, colocando-se à disposição para negociar.

Demonstre boa vontade

A boa disposição para atender é facilmente confundida com educação. As duas coisas são indispensáveis, mas ser educado é recepcionar as pessoas com um bom dia acompanhado de uma breve conversa. Essas são atitudes triviais e obrigatórias.

Para atender bem em toda a sua plenitude, é preciso saber quais são as necessidades do cliente, conforme já dissemos anteriormente. Com esse conhecimento em mãos, você terá de respeitar o tempo e o espaço do consumidor para que ele tome sua decisão confortavelmente, sem se sentir pressionado.

Lembre-se de que o vendedor deve ser um facilitador, um colaborador na busca pela solução do cliente. Se a pessoa entrou na sua loja é porque estava motivada para tal, e dificilmente você a perderá para a concorrência, a menos que o atendimento não esteja realmente bom.

Desculpe-se quando necessário

Sabemos que ninguém é perfeito, e falhas eventualmente acontecem. Todos nós estamos sujeitos a errar quando procuramos acertar, mas o importante é saber como conduzir as coisas em situações como essas. Nas relações comerciais, é isso o que determina se o cliente permanecerá fiel ou não.

Portanto, logo que você perceber a ocorrência de algum deslize, não pense duas vezes para se desculpar e corrigir o máximo que puder, o quanto antes. Desculpar-se é um ato de respeito e humildade, qualidades essas muito valorizadas atualmente.

Demonstre confiança

A conquista da confiança envolve uma série de questões, mas, quando estamos falando de relação negocial, é preciso transmitir segurança aos clientes. Toda empresa deve demonstrar consistência acerca do que fala e faz, procurando manter um tom de voz decidido, mas tranquilo no trato com as pessoas.

Caso não seja possível esclarecer as dúvidas no momento da solicitação pelo cliente, comprometa-se a retornar em breve com as informações pertinentes e, claro, dê o retorno prometido. O reconhecimento da sua autoridade no seu ramo de negócio depende muito da capacidade de comprovar a devida competência no que você faz.

Seja ágil ao atender

Hoje, o tempo é entendido como uma espécie de preciosidade, e ninguém gosta de desperdiçá-lo. Saber captar o que o cliente deseja e responder com agilidade são qualidades notáveis para quem trabalha no comércio.

É muito difícil encontrar alguém que goste ou possa dar-se ao luxo de esperar. A espera causa muito estresse, portanto todo consumidor valoriza imensamente um atendimento eficiente e rápido. Isso é válido tanto para as lojas físicas quanto para o suporte on-line, onde se deve otimizar o tempo médio, oferecendo respostas mais assertivas rapidamente.

Um bom recurso para ajudar nessa tarefa é apostar em uma forma de registrar os atendimentos. Isso é útil para que a equipe tenha condições de analisar as diversas situações, separando as solicitações recorrentes daquelas que apresentam maior complexidade.

Respostas rápidas e precisas a um requerimento é o segredo para garantir uma boa experiência ao cliente. Por isso, evite testar a paciência das pessoas e preserve a sua clientela enquanto valoriza seu tempo.

Conheça bem o seu produto ou serviço

Essa é mais uma forma de passar confiança e credibilidade ao seu público. Conheça muito bem o seu serviço ou produto e garanta que toda a sua equipe tenha o mesmo domínio. Para tanto, invista em treinamento, pois isso é fundamental para construir autoridade.

Contudo, fique atento para um detalhe: a capacitação dos colaboradores não deve limitar-se à fase de admissão. Ela precisa ser contínua para que o aperfeiçoamento da qualidade no atendimento esteja sempre em um nível alto. Essas ações proporcionam mais autonomia e naturalidade durante o contato com o consumidor.

Então, mantenha um programa de treinamento na empresa, pois isso contribui para a minimização de erros, uma vez que o time estará em constante acompanhamento. Essa prática é útil até mesmo para os colaboradores mais experientes, que também podem ter dúvidas sobre as técnicas de atendimento, que estão em constante evolução.

Entregue mais que o esperado

Quando alguém é surpreendido com um pouco mais do que esperava receber, a tendência é brotar um sentimento de lealdade e gratidão.

Fazer mais que o necessário é algo que requer certo desprendimento e uma vontade genuína, o que sempre é muito bem-visto nas relações comerciais. Se você conseguir imprimir esse tipo de interação com o seu público, as suas chances de ter clientes fiéis e satisfeitos aumentam exponencialmente.

No entanto, lembre-se de que esse tipo de atitude deve ser observado tanto no atendimento quanto na qualidade dos produtos e serviços que você oferece ao consumidor. Para avaliar e se certificar de como está a receptividade do seu suporte ao cliente, faça avaliações pedindo feedbacks. Dessa forma, você colherá material para verificar os resultados e, assim, adicionar mais valor ao seu negócio.

Essa é uma abordagem capaz de melhorar o seu relacionamento com todos os envolvidos, pois fornece elementos para você superar as expectativas dos consumidores, levando até eles mais do que pedem.

O processo de compreender como atender um cliente traz resultados positivos, mantendo o interesse do público, não apenas no seu produto ou serviço, mas na relação que vocês construírem durante essa parceria. O cliente volta ao seu estabelecimento pensando naquilo que é oferecido de graça, ou seja, um atendimento amigável. Isso fará toda a diferença para o sucesso do seu negócio.

Se você já retornou a um local pensando no ótimo atendimento que recebeu, deve ter se identificado muito com as estratégias apontadas. Para receber mais sugestões e dicas como essas, assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

 

Powered by Rock Convert
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *