Carregando, por favor aguarde
Newsletter
Assunto

Lonas

A importância do uso de lonas para transporte de cargas graneleiras

lonas para transporte de cargas

As lonas são itens fundamentais para quem está transportando carga graneleira em caminhões, carretas e similares. Além de protegerem a mercadoria, evitam que o motorista tenha que pagar e/ou sofrer outros tipos de penalidades. Neste texto, você conhecerá mais sobre a lei que prevê a obrigatoriedade do uso de lonas para transporte de cargas graneleiras. Além disso, saberá como elas atuam como meio preventivo e conhecerá os modelos comercializados pela Sansuy. Confira!

Obrigatoriedade do uso de lonas para transporte de cargas graneleiras

De acordo com a resolução do CONTRAM nº 618 (popularmente chamada de lei do enlonamento), é proibida a circulação de caminhões sem lonas ou telas em vias municipais, estaduais ou federais. A medida foi tomada para evitar o derramamento ou a queda de carga pelas vias, o que pode provocar acidentes.

Um dos grandes pivôs para o surgimento dessa lei foi o transporte indevido de cana nos estados de São Paulo e também no nordeste de Minas Gerais. Era bastante comum que uma pequena quantidade da carga caísse durante o transporte, ameaçando os demais veículos.

A medida também evita que caminhoneiros excedam o limite de carga suportado pelo seu veículo, atitude que acaba deixando o caminhão graneleiro mais lento e aumentando a chance de despejo de carga nas estradas.

A primeira tentativa de implantação dessa lei foi em 2013, com a resolução de número 411. Entretanto, foi alegado que a mudança trazia maiores gastos, fazendo com que fosse adiada para agosto de 2014.

Quem for pego descumprindo essa lei deverá pagar multa de até R$ 195 e perderá 5 pontos em sua carteira de motorista.

Lonas de transporte de grãos como prevenção

Como dito anteriormente, a lona é um ótimo meio de prevenir que a carga do seu cliente derrame ou caia na estrada, mas não é apenas isso que ela faz.

O uso de lonas para transporte de cargas também evita que os produtos sofram algum tipo de dano por conta do calor, chuva, oxidação, umidade, entre outras situações que danificam a mercadoria.

Utilizar esse equipamento em seu veículo de trabalho mostra que você não está apenas visando o frete que receberá depois do serviço feito, mas que se preocupa com a qualidade do seu serviço e quer garantir que a carga chegará no mesmo estado no qual foi recebida.

Por ser tão importante, é necessário se atentar em alguns pontos antes de comprar uma lona para que ela tenha 100% de eficiência.

Saiba o tamanho da sua carreta

O primeiro passo antes da compra é medir o seu veículo, pois existem lonas de tamanhos variados. Uma lona muito pequena não cobrirá toda a carroceria, enquanto que uma lona muito grande poderá dificultar na hora da amarração ou deixará a carga muito solta.

Conheça o material

Além da qualidade do material, é preciso saber um pouco sobre os tipos de lona, pois certas cargas precisam de cuidados especiais, e utilizar uma lona que não atenda às suas exigências poderá danificá-las.

Lonas de PVC são comumente utilizadas em cargas de grãos, areia, pedra, cimento, adubo, carvão etc. Esse tipo de lona é o mais comum de se encontrar no mercado.

Vinilona da Sansuy!
Clique aqui e conheça a Vinilona da Sansuy!

Já lonas de algodão são utilizadas para produtos como sacos de café, açúcar, farinha e similares.

Cotonlona Sansuy
Clique aqui e conheça a Cotonlona Sansuy!

Opte por produtos de baixa manutenção

Lonas para transporte de cargas podem precisar de um certo tempo para lavagem. Isso se dá tanto pela sua grande extensão quanto por um grande acúmulo de sujeira. A manutenção deve ser feita de forma cautelosa, pois utilizar um produto não indicado ou realizar a limpeza de maneira inadequada pode fazer com que a lona perca a durabilidade.

Algumas lonas necessitam apenas de lavagem com água e sabão para ficarem limpas. Isso economiza tempo e dinheiro na compra de produtos específicos, o que, no final, acaba sendo uma economia para o caminhoneiro.

Também é importante evitar algumas práticas como arrastar a lona por locais ásperos, com pedras ou imperfeições, pois esses tipos de solo poderão causar rasgos na sua lona.

Preste atenção no custo-benefício

Além da variedade de tipos de lonas para transporte de cargas, os seus preços podem variar de empresa para empresa. Sempre pesquise antes de comprar e não compre por impulso ou procurando a mais barata ou a mais cara, já que o preço pode não compensar o material e a qualidade do produto final.

Optar por lonas mais tradicionais, conhecidas no mercado e elogiadas pelos usuários, também pode ser uma boa dica para não se arrepender depois da compra. A Vinilona já é considerada uma das melhores do Brasil, além de contar com feedbacks positivos de quem a utiliza.

Lonas da Sansuy

A Sansuy oferece lonas variadas que atendem perfeitamente todas as necessidades dos seus clientes, além de oferecer ótimos preços, garantias e Atendimento Técnico.

O modelo de lona ideal para cargas graneleiras é a lona sintética ou vinílica. A Sansuy possui a marca vinilona, feita de material impermeável, que evita que a carga sofra problemas com a umidade, fator que pode comprometer a qualidade dos grãos.

As Vinilonas possuem uma grande quantidade de cores disponível, além da possibilidade da impressão de logos em impressão digital ou serigráfica. Além disso, possuem soldas eletrônicas, que garantem maior resistência e durabilidade.

A empresa também trabalha com outros tipos de lona. Uma delas é a Cotonlona, feita para o transporte de produtos que necessitam de troca de calor com o ambiente, como frutas, verduras, legumes,etc. Ela permite a transpiração da carga, evitando que sofra condensação causada pelo calor e estrague o produto transportado.

Elas são feitas com encerado número 8 e 100% algodão, material resistente às variações de temperatura. Também apresentam soldas eletrônicas, dupla costura e permitem a amarração da carga com cordas. Para conhecer melhor esses e outros materiais Sansuy, confira nosso site.

Existe também uma cobertura feita de tela Sannet, um tecido de poliéster revestido com PVC. Esse tipo de tela é muito utilizado no transporte de cana-de-açúcar. Ela tem uma tecnologia que consiste em um sistema automático no qual um pistão faz o papel de arremessar a tela por cima do caminhão, agilizando assim o processo de preparação da carga.

As lonas ou telas para transporte de cargas graneleiras são obrigatórias e essenciais para que a carga chegue ao local de destino com segurança e em perfeitas condições, trazendo maior satisfação para a empresa e proporcionando maior profissionalismo a quem dirige.

Ficou interessado em nossos produtos ou está com alguma dúvida? Então entre em contato conosco! Estamos ansiosos para atendê-lo.