8 dicas para um layout chamativo

8 dicas para um layout chamativo

Layout. O assunto até parece fácil, mas na realidade, criar combinações para a área da comunicação é complexo.

Antes de iniciar seu projeto gráfico, seja para um banner, para um painel ou outdoor, é necessário antes responder duas perguntas elementares:

Primeira: qual o público alvo que a peça visa atender?

Segunda: qual é o objetivo primordial da peça?

Partindo da resposta de ambas as perguntas, aí, sim, você estará pronto para dar início ao projeto.

A fim de te ajudar com isso, compilamos aqui algumas dicas de como criar um layout chamativo.

Cores

As cores, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é apenas um capricho ou um detalhe em sua peça.

O uso das cores é extremamente importante, pois cada cor transmite uma emoção – ou desperta um sentimento – diferente.

Uso corriqueiro das cores

Vermelho: trata-se de uma cor 8/80, porque pode simbolizar tanto paixão, amor e romance, quanto perigo, raiva e ódio.

Verde: trata-se de uma cor relacionada à saúde, recomeço e prosperidade; o verde se conecta também à natureza.

Azul: frequentemente associado à calma; na comunicação visual, possui ligação com à serenidade e relaxamento.

Amarelo: simboliza o otimismo, a inspiração e a fidelidade; por se tratar de uma cor expressiva, pode representar também a vitalidade.

Preto: outra cor bastante 8/80; o preto pode simbolizar tanto o luxo, sofisticação e elegância (lembre-se das peças publicitárias da marca francesa Chanel), quanto medo, escuridão e incertezas. É uma cor que necessita de ser bem utilizada, caso contrário pode legar um sentimento contrário ao desejado.

Branco: simboliza a paz, a pureza, a fé, e tudo aquilo ligado ao lado gracioso da alma.

Imagens e Fotos

As imagens ou fotos utilizadas em sua peça de comunicação visual não é um fator independente do texto.

Ambos tem de se complementar. Imagens devem dialogar com as frases e vice versa.

Dependendo do seu público alvo, trabalhe em cima da imagem. Layouts mais esportivos combinam com público jovem e ativo.

Evite a famosa poluição visual

O layout de uma peça de comunicação visual deve ser limpo e leve.

Fuja de layout muito pesado, com excesso de textos ou fotos. O excesso pode prejudicar.

Tenha em mente, por exemplo, que se o seu outdoor tiver muito texto, o risco de as pessoas passarem por ele e não ler é alto.

Para seguir essa dica, trabalhe o equilíbrio, e claro, não se esqueça de utilizar a famosa regra dos terços.

Fonte

Essa dica dialoga bastante com a segunda.

A fonte deve ser utilizada de acordo com as fotos e também com seu público alvo.

Como diz aquela famosa piadinha do Facebook: jamais utilize fonte Comic Sans para textos sérios.

Outro detalhe com o qual você deve se atentar é o uso indiscriminado de muitas fontes dentro da peça; diversos tipos de fontes com os mais diferentes tamanhos, efeitos e detalhes podem ofuscar a atenção do principal: a mensagem.

Mantenha um padrão

Se você é empresário, crie um layout padrão para a sua empresa.

Assim, toda vez que alguém olhar para 50 outdoors diferentes de sua empresa saberá que aquilo se trata de fato da sua empresa.

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É perigoso seu cliente achar que está conhecendo uma nova empresa toda vez que recebe um material diferente de sua empresa.

A criação de um padrão é simples: pode se dar com cores, formas, frases, etc. Crie uma associação.

Layout

O layout é o que há de importante numa peça, afinal, como o próprio nome já diz, trata-se de uma comunicação visual.

Por isso, elabore bastante a sua peça; harmonize imagens com frases; elabore um layout simples, porém impactante.

Aprenda com o erro dos outros

Antes de criar algum projeto para sua empresa, analise o que seus concorrentes já fizeram.

Estude os erros de seus adversários para poder elaborar projetos com sucesso. Aprenda com os erros deles.

Com essas dicas, você já tem meio caminho para criar peças de sucesso no mercado. Mostre o seu melhor!

Gostou de nosso artigo? Então continue lendo nosso blog e saiba como a comunicação visual pode atrair e fidelizar um público.

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