6 dicas de como atrair clientes para o seu birô de impressão

Os birôs de impressão estão em todos os lugares, fator que naturalmente acirra a concorrência. Na busca por aprender como atrair clientes, os responsáveis por esses negócios precisam conhecer e aplicar algumas dicas, pois elas podem fazer toda a diferença no processo.

Por isso, resolvemos apresentar uma lista com 6 sugestões. Acompanhe os tópicos abaixo e conheça quais são elas!

1. Aprenda mais sobre o seu público-alvo

Ficar esperando os clientes chegarem não é uma boa estratégia. Pelo contrário, isso representa falta de ação e desconhecimento sobre o potencial do seu negócio. Diante disso, os resultados poderão ser pífios.

Para que os números gerados sejam satisfatórios, é preciso fazer algo fundamental para quem busca aprender como atrair clientes: conhecer mais sobre o público-alvo.

A criação de uma persona, ou seja, a definição do perfil ideal do cliente, exige um mapeamento que aborde as características do local onde o birô de impressão está localizado, o tipo de público que mais circula por lá (estudantes, trabalhadores etc.) e o perfil financeiro.

Com isso, é possível fazer ações mais focadas no seu potencial consumidor, tendo mais chances de atrair clientes.

2. Analise os concorrentes

Outro ponto fundamental em um mapeamento que busca identificar como atrair clientes é a análise da concorrência. Independentemente do tamanho do mercado, é essencial conhecer as ações dos seus concorrentes.

Muitos negócios, especialmente os de pequeno porte, deixam isso de lado por imaginar que essa é uma prática necessária só para empresas maiores. Negligenciar esse ponto pode colocar em risco a sua estratégia e, até mesmo, a continuidade do seu negócio.

Veja alguns pontos que precisam ser analisados nesse mapeamento.

Catálogo de produtos

Mesmo que birôs de impressão ofereçam, normalmente, produtos semelhantes, é altamente recomendado verificar qual é a extensão do catálogo dos seus principais concorrentes e como eles fazem a entrega desses produtos para os clientes.

Vantagens da concorrência

Promoções, combos, formas de pagamento são exemplos de vantagens que a concorrência pode oferecer ao público. Pesquisá-los é um mecanismo de defesa e também uma forma de colocar a criatividade para funcionar e apresentar benefícios ainda mais interessantes para os clientes.

Porém, é preciso fazer isso depois de um bom estudo de custos, já que a busca desenfreada por vencer a concorrência pode causar o efeito contrário e prejudicar o seu negócio.

Comportamento do consumidor

Entender o que seu consumidor pensa é uma das partes mais importantes desse mapeamento. Ver quais os produtos que mais interessam a eles, as demandas trazidas no dia a dia e quais as soluções de que precisam ajuda a identificar um padrão de comportamento no qual você pode se basear para fazer estratégias melhores do que a concorrência.

3. Compre os equipamentos e insumos corretos

A escolha dos equipamentos e insumos corretos não é apenas uma questão operacional: é a garantia do bom andamento das ações e da certeza de entregar produtos de qualidade. Pouco adianta focar em apresentar uma boa experiência em outras etapas do negócio, se a entrega do produto pode ficar comprometida devido à presença de equipamentos e insumos de baixa qualidade.

Algumas dicas para fazer essa escolha com eficácia são:

  • pesquisar os melhores produtos do mercado;

  • tirar dúvidas com as empresas fornecedoras;

  • ver a capacidade de armazenamento do seu espaço;

  • analisar o custo de manutenção dos equipamentos;

  • verificar o suporte do fabricante.

4. Tenha bons produtos expostos

A qualidade dos produtos expostos é um fator que permite ao cliente visualizar antecipadamente o resultado final. Esse ponto pode fazer toda a diferença, já que a relação custo-benefício e a certeza de que se está adquirindo um bom produto fazem toda a diferença na tomada de decisão.

Por esse motivo, é importante que você deixe bons produtos expostos e, de tempos em tempos, vá atualizando os itens, apresentando as novidades e mostrando os diferenciais da sua impressão.

Essa é uma forma simples, mas bastante funcional, de apresentar uma parte do seu portfólio e, com isso, garantir que os clientes tenham acesso aos seus produtos de forma facilitada.

5. Ofereça boas experiências aos clientes atuais

Muitas vezes, ao buscar entender como atrair e manter clientes, se foca apenas na obtenção de novos e se esquece de algo fundamental: os consumidores atuais.

A qualidade da experiência proporcionada favorece a recorrência de serviços de um mesmo cliente, fazendo com que ele volte e consuma mais. Além disso, ao passar por uma boa experiência, a tendência é que ele indique o seu negócio para outras pessoas, garantindo o marketing gratuito e a atração de novos interessados nos seus serviços.

O custo de manutenção é bem menor do que a busca por novos clientes. É preciso deixar claro que ambas as ações são necessárias e se complementam. A capacidade de atrair novos clientes e manter os atuais representa um grande avanço para manter a saúde financeira do negócio em dia.

A qualidade do atendimento é um dos fatores mais importantes na busca por gerar uma experiência de qualidade e ela precisa estar presente antes, durante e após a venda. Com isso, o seu birô de impressão passará a ser visto como uma referência e, naturalmente, vai atrair mais clientes.

6. Faça boas parcerias

Fazer boas parcerias não é só uma forma de atrair mais clientes, mas também garantir a chegada de um público que esteja dentro do seu perfil. Quando se estabelece uma parceria, o potencial cliente já chega em uma etapa intermediária do funil de vendas e bastante propenso a comprar.

A confiança que ele tem na empresa vai justificar que ele procure o seu birô, cabendo ao seu negócio apresentar as melhores condições para transformar esse desejo em realidade.

Isso mostra a necessidade de pesquisar bastante para encontrar os melhores parceiros. No caso de um birô de impressão, algumas dicas de negócios interessantes para fazer uma parceria são: agências de publicidade, profissionais de marketing e instituições de ensino.

Com esse panorama, você já sabe como atrair clientes para o seu negócio e pode verificar, na prática, como elas funcionam. Esse tipo de conhecimento é o que fará a diferença no seu dia a dia e trará a tão desejada vantagem competitiva em um nicho que apresenta ampla concorrência e clientes exigentes.

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