Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Feirante

5 formas de como escolher bons fornecedores para sua feira

como escolher fornecedores

Saber como escolher fornecedores é fundamental para o sucesso de um negócio. Afinal, são eles quem fornecem a matéria-prima para o seu comércio. O serviço prestado por essa outra instituição impacta diretamente no produto final que a sua empresa oferece.

A escolha de bons fornecedores influencia o funcionamento e a performance da sua empresa. E, por esse motivo, você deve selecionar os que melhor atendem às suas necessidades. Um bom fornecedor deve entregar um produto de alta qualidade, com preço acessível, que garanta uma boa margem de lucro e segurança para o comerciante.

Se você sabe como escolher fornecedores você ganha tempo, agilidade e qualidade no seu negócio. Pensando nisso, separamos aqui 5 dicas que vão ajudar você a escolher o melhor fornecedor possível para a sua empresa. Confira!

1. Defina sua relação comercial

O primeiro passo para escolher bons parceiros é determinar que tipo de negociação terá com eles. Ou seja, antes de sair à procura de fornecedores você precisa definir se deseja comprar produtos por demanda ou em grande quantidade, para manter um estoque.

Estabelecer o tipo de negócio que fará com seus fornecedores é importante para saber que tipo de parceiro você deve procurar. Para tomar essa decisão, analise a sua própria infraestrutura e avalie se dispõe de espaço suficiente para armazenar os produtos de forma correta.

É importante ter em mente que será preciso estocar vários produtos ao mesmo tempo. Também deve entender que o espaço reservado para depósito desses produtos deve cumprir com as necessidades da mercadoria, como ventilação, ser coberto, não atrair roedores e etc.

2. Avalie sua condição financeira

Outro ponto importante a ser pensando antes de sair procurando por fornecedores é verificar a sua situação financeira. Analise quanto possui em caixa para fazer esse investimento e, em média, quanto poderá gastar com cada produto.

Fazer um planejamento financeiro vai facilitar a sua vida na hora de escolher fornecedores. Isso porque, além de permitir que você tenha um controle de gastos, também o auxilia a estabelecer suas metas financeiras de curto a longo prazo.

Em seguida, avalie a concorrência. Veja como outras empresas do segmento trabalham. Se possuem estoque ou compram por demanda. Como elas lidam com a falta de alguma mercadoria? Outro ponto importante a ser analisado, dentro do seu planejamento financeiro, é referente à embalagem utilizada, quais são seus custos, que tipo de embalagem você vai fornecer.

Além disso, cada vez mais as pessoas têm feito compras pela internet, a sua empresa trabalhará com essa possibilidade? Se sim, como será feita a entrega dos produtos aos clientes?

3. Pesquise sobre os fornecedores

Agora que você já sabe que tipo de fornecedor procura e quanto dispõe para a compra de produtos é hora de saber como escolher fornecedores. O jeito mais prático para encontrar bons fornecedores é por meio da internet. Visitando os sites dessas empresas você encontra avaliações de outros clientes e informações sobre os produtos.

Fazer networking também é uma ótima opção para encontrar parceiros comerciais. Conversar com outras pessoas do segmento de atuação é uma forma de conseguir indicações segurar de bons fornecedores.

Agora, se você achou um novo fornecedor, pesquise sobre essa empresa, busque referências sobre a qualidade do serviço ou produto oferecido, se informe sobre as condições da empresa. Parceiros com instabilidade financeira ou em desacordo com as leis raramente são confiáveis para fechar uma sociedade.

4. Avalie a qualidade

É importante ter em mente que nem sempre o produto mais caro  vai ser o melhor para o seu negócio, e que nem sempre o produto mais barato não terá a qualidade desejada.

Para escolher o fornecedor certo, solicite amostras dos produtos para análise. Não é preciso que o produto seja o de melhor qualidade, mas sim que a qualidade do produto atenda às necessidades dos seus clientes, de forma satisfatória, sem prejudicar o seu lucro. Além disso, compare com as mercadorias oferecidas pela concorrência.

Entre os fatores a serem analisados na hora de determinar como escolher fornecedores, a qualidade deve ser o mais importante. Selecionar parceiros que ofereçam bons produtos são essenciais, não apenas para vendas, mas para a fidelização dos seus clientes.

5. Compare preços

Além de oferecer produtos de boa qualidade, outro fator a ser considerado na hora de escolher fornecedores é o preço. Aqui, será preciso voltar ao seu planejamento financeiro.

Um bom parceiro comercial é aquele que proporciona valores que estejam dentro do seu orçamento. Você precisa se atentar não apenas ao preço de compra, mas a todos os gastos envolvidos no processo até o valor de venda. Nesse momento, examine a relação custo-benefício dessa parceria, ela deve sempre ser ganho-ganho.

A facilidade de pagamento também deve ser levada em consideração nessa etapa. Informações importantes (como prazos concedidos para pagamentos) também devem ser ponderadas, já que caso você tenha um estoque, haverá um período entre a compra e a venda do produto.

Para determinar como escolher fornecedores para o seu negócio, pense que o parceiro ideal é aquele que tem capacidade de atender às suas demandas, quando a sua empresa precisar. Ou seja, os aspectos decisivos são: entrega em dia, qualidade dos produtos, garantia de segurança, condições de pagamento.

Além disso, uma boa seleção de fornecedores deve levar em conta também o histórico e a reputação da empresa. Avalie como estão as condições jurídicas, sua relação com a inovação, ética e responsabilidade social. Se possível, entre em contato com outros clientes.

Para conquistar a preferência dos clientes, é importante ter bons fornecedores que garantam qualidade dos produtos. Pesquise bastante para encontrar os parceiros adequados.

Procure saber se na sua cidade existem centros de abastecimento ou feiras do agricultor. Muitos feirantes produzem a sua própria mercadoria, no entanto, ter uma base de fornecedores também é fundamental nesses casos. Isso porque esses parceiros comerciais podem auxiliar a sua barraca em períodos de falta de produtos, crises e alta procura.

Agora que você já sabe como escolher fornecedores para o seu negócio. Continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto “Guia completo de dicas de empreendedorismo para feirantes” e se torne um especialista no assunto!

 

Powered by Rock Convert