Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Mercado

4 acessórios para piscicultura que são essenciais

acessórios para piscicultura

Assim como um mecânico automotivo precisa de determinadas ferramentas para consertar um carro e um médico precisa de instrumentos para realizar uma cirurgia, quem trabalha com peixes também deve contar com acessórios para piscicultura que ajudam a desenvolver a sua atividade da melhor forma.

Há certas práticas típicas da piscicultura — como transporte a curta distância e testes biométricos, por exemplo — que são facilitados quando alguns acessórios são utilizados.

Quer saber mais detalhes a respeito dos itens que dão suporte ao trabalho do piscicultor no dia a dia? Confira 4 acessórios essenciais e os benefícios que eles podem trazer no manejo dos peixes. Boa leitura!

Quais são os principais acessórios para piscicultura?

1. Sacolas para peixes

O primeiro item listado em nosso artigo é o mais procurado pelos clientes. Isso ocorre em função da praticidade que as sacolas para peixes trazem para o manejo dos animais. No caso dos modelos fabricados pela Sansuy, em que as sacolas são feitas com tela (tanto no fundo quanto nas laterais estreitas), o escoamento da água é facilitado, tornando mais prático o processo de pesagem dos peixes.

Além disso, as faces maiores que ficam em contato com quem está manejando os animais são feitas com laminados reforçados de PVC. Um dos benefícios desse item é evitar machucados nas pernas, por exemplo. “Esse tipo de ferimento ocorre com frequência, considerando que alguns peixes podem ter esporão ou ossos nas nadadeiras”, explica Marcelo Carrão Castagnolli, gerente de Aquanegócio da Sansuy.

As sacolas para manejo também diminuem o estresse no contato com os peixes e evitam que eles sejam descamados nessas operações. Isso é importante não apenas para casos específicos, mas para o bem-estar geral do cardume, pois esses ferimentos podem levar ao aparecimento de doenças. Como consequências mais graves, pode haver a contaminação de todos os animais alojados no tanque, gerando prejuízos maiores ao piscicultor.

Os diferentes modelos de sacolas

São diversos tamanhos de sacolas disponíveis para as espécies produzidas no país. Existem alguns peixes comercializados por tamanho, começando por volta de 1 kg a 2 kg e, ainda, chegando a peixes de maior porte, que vão até 12,5 kg para cima.

Por isso, a Sansuy pensou em tamanhos diferentes de sacolas para acondicionar esses animais com mais facilidade. Confira alguns modelos recomendados para peixes criados em cativeiro:

  • sacola para peixe ornamental: são dois modelos, ambos com altura de 30 cm e diâmetros de 25 cm e 45 cm cada e, como principal característica, se comportam como baldes ;

Sacola para peixe ornamental

Sacola para Tilápia

Sacola para Pacu

Sacola para Pirarucu

  • maca para manejo de reprodutores e mamíferos aquáticos de grande porte.

2. Jardineira com botas acopladas

Outro acessório feito para a piscicultura é a jardineira com botas acopladas. A grande vantagem desse item é poder trabalhar sem molhar as roupas evitando também o contato direto da pele do colaborador com a água e o fundo dos tanques e viveiros de produção. As botas são um diferencial importante também pelo fato de evitar ferimentos nas solas dos pés, o que costuma ocorrer quando o operador anda em lugares em que é difícil enxergar onde se está pisando.

“Esse tipo de jardineira veste o corpo todo e permite que o colaborador ande na água até, aproximadamente, a altura do umbigo sem ficar todo molhado”, esclarece Castagnolli. Confira mais características do produto:

  • protege dos pés até a altura do umbigo (118 cm);
  • a parte que corresponde às pernas mede 59 cm;
  • tem 62 cm de diâmetro;
  • no tamanho M, a bota tem número 41;
  • no tamanho GG, a bota é de número 42.

Jardineira com botas acopladas

3. Capa de chuva com manga morcego

A capa de chuva com manga morcego é mais um acessório bastante útil para o piscicultor na sua rotina de cuidados com os peixes. O item foi pensado para facilitar a movimentação durante as atividades de manejo em dias de chuva.

A capa é toda feita com material sintético e com uma manga leve e flexível — caso contrário, os movimentos ficariam limitados. Com a manga morcego, os braços ficam livres, facilitando a execução de qualquer atividade de piscicultura. Caso prefira, o piscicultor ainda pode adquirir sua capa de chuva com manga comprida comum. Veja algumas características das capas da Sansuy:

  • disponíveis nas cores verde e amarelo;
  • a capa de chuva também conta com capuz;
  • vem em dois tamanhos — G e GG.

Avental com manga morcego

4. Avental

Outro acessório bastante popular é o avental para o manejo dos peixes. Seus benefícios principais são evitar que as roupas fiquem muito sujas e evitar ferimentos.

Falando nisso, é fundamental salientar a importância dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), itens utilizados por todas as unidades de produção e também pela área de pesquisas e de meio ambiente, por exemplo. São eles que garantem que acidentes sejam evitados ou tenham seus efeitos minimizados. Alguns EPIs recomendados são:

  • luvas grossas;
  • chapéu de palha ou boné com proteção para pescoço e orelhas;
  • protetor solar;
  • botas de borracha.

Os EPIs são importantes não apenas para evitar que os esporões, dentes ou ossos de peixes provoquem ferimentos nos profissionais envolvidos nos processos de piscicultura, mas também em função dos riscos químicos e de contaminação biológica  associados à atividade. Uma pesquisa recente realizada na Universidade do Sul de Santa Catarina atentou para essa necessidade.

Por que utilizar acessórios da Sansuy?

Se você leu o artigo até aqui, entendeu as grandes vantagens de usar acessórios e equipamentos de proteção durante os processos de piscicultura. No caso da Sansuy, os acessórios são feitos de laminados reforçados de PVC flexível, obtidos pelo método de calandragem. Acoplados a um tecido de poliéster, os laminados dão maior flexibilidade e  resistência ao conjunto.

Além de assegurar o bem-estar dos profissionais envolvidos nas atividades, os acessórios também garantem que os peixes permaneçam saudáveis e que o seu negócio não tenha prejuízos. Na hora da escolha, optar por acessórios para piscicultura da Sansuy é saber que estará trabalhando com itens de qualidade, desenvolvidos por uma equipe de engenharia de produtos de primeira linha.

A empresa, fabricante de diversos tipos de materiais e de laminados reforçados e simples, conta com laboratórios de alto padrão — tanto de produtos como de engenharia química — e seleciona as melhores configurações de materiais, pensando sempre na mobilidade e na segurança dos usuários.

A Sansuy tem mais de meio século de tradição — fundada em 1966, é uma empresa 100% brasileira. Além de ter conquistado os mercados nacional e internacional, a Sansuy é reconhecida como uma companhia dedicada ao mais alto nível de qualidade em seus processos. Não é à toa que tem certificações como ISO 9002, QS 9000, ISO 9001:2008 e ISO TS 16949:2009.

Então, se você gostou do que leu até aqui, nosso convite é para que continue conosco e conheça mais de perto os produtos da Sansuy. Visite a nossa loja para ver mais detalhes a respeito dos acessórios para piscicultura desenvolvidos pela empresa. Estamos aguardando por você.

 

Powered by Rock Convert