Piscicultura: Quais os segredos da criação de peixes?

A piscicultura é um dos ramos da aquicultura, que se preocupa com o cultivo de peixes, e com outros organismos aquáticos que vem crescendo nos últimos anos, transformando-se numa indústria que movimenta milhões de dólares em diversos países. 

Tipos de Piscicultura

A piscicultura extensiva é praticada em reservatórios de grandes dimensões. Neste sistema, o número de peixes por unidade de área é baixa, a alimentação é restrita ao alimento existente e não há controle sobre a reprodução. A piscicultura intensiva, seu principal objetivo é a produção por unidade de área. É desenvolvida em viveiros ou tanques construídos para esse objetivo.

A piscicultura semi-extensiva é caraterizada pela adoção de técnicas simples de manejo. Essa técnicas são maior cuidado quanto à alimentação dos peixes, obtida pelo aumento da produção natural através da fertilização das águas, e pela aplicação da despesca. A alimentação natural pode ser reforçada pelo uso de alimentos baratos e facilmente encontrados.

Instalações

O sucesso da piscicultura depende em grande parte da escolha do local. Por isso, vários fatores de infra-estrutura local precisam ser considerados antes de sua implantação. Quanto aos fatores biológicos devemos observar a água, o solo, a topografia do terreno e os fatores climáticos .

A quantidade de água determina a população de peixes a serem estocados, mas, se a qualidade da água estiver fora dos limites requeridos pela espécie a ser cultivada, não haverá uma resposta eficiente em termos de crescimento e engorda. Quanto à sua origem, as águas de nascentes são as mais recomendadas para a piscicultura devido a sua qualidade superior. As águas de rios, riachos e reservatórios também podem ser utilizadas. Porém deve-se ter um cuidado maior devido à poluição e à presença de outros peixes. As águas de poço não são indicadas por serem pobres em oxigênio e seu custo de captação e bombeamento ser muito grande.

Se você quer saber mais, conheça nosso site e confira nossos produtos de transporte e tratamento de águas.

 

fonte: https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodepeixes/artigos/criacao-de-tilapias-e-um-excelente-negocio-para-piscicultores

Post Relacionados

4 Comentários

  1. josias marques

    Gostaria de iniciar uma criação de peixes em tanques suspenso mais me falta informações

Comentários estão fechados.